CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira as principais tragédias em estádios de futebol
Quarta-feira, 11 Abril de 2001, 21h21

Paris - Estas foram as principais tragédias ocorridas nos últimos 15 anos em estádios de futebol:

1985: Bradford (norte da Inglaterra). Um incêndio na arquibancada principal durante a partida Bradford-Lincoln City provocou 56 mortes. Iniciado por um cigarro, o fogo começou um pouco antes do intervalo e em alguns minutos tomou toda a arquibancada de madeira.

1985: México. Dez mortos e 30 feridos em estado grave antes da final da Copa do México, entre Nacional e América. Depois de uma reação de pânico, várias pessoas foram esmagadas na entrada do Estádio Olímpico.

1985: Estádio de Heysel (Bruxelas). Apenas três semanas depois da tragédia de Bradford, 39 pessoas morreram antes do início da final da Copa dos Campeões da Europa, entre Juventus e Liverpool, no estádio de Heysel. Nas arquibancadas, ocorreram vários incidentes violentos e em uma investida dos torcedores ingleses sobre um muro caiu por causa de um empurrão dos espectadores que fugiam. A televisão mostrou ao vivo como 39 pessoas morreram esmagadas. O drama custou aos clubes ingleses cinco anos de exclusão das copas européias.

1988: Katmandu. Mais de 100 mortos e 300 feridos no Nepal durante uma partida no Estádio Nacional. Uma violenta tempestade de granizo forçou os espectadores a buscarem um abrigo rapidamente. Mas as portas estavam fechadas e dezenas de pessoas morreram pisoteadas ou esmagadas.

1989: Estádio de Hillsborough (Sheffield, Inglaterra). Na semifinal da Copa de Inglaterra entre Liverpool-Nottingham Forest 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e 300 ficaram feridos. O drama aconteceu quando 2.000 pessoas sem ingresso se dirigiram até uma das entradas do estádio. A polícia abriu os portões e a multidão avançou sobre as arquibancadas, pisoteando, na passagem, outros espectadores.

1991: Orkney (África do Sul). Os confrontos durante um amistoso entre os clubes rivais Orlando Pirates e Kaizer Chiefs - os mesmos da tragédia desta quarta-feira - provocaram 40 mortes e deixaram 50 feridos. Os atos de violência começaram depois que o árbitro anulou um gol.

1992: Estádio Furiani, Bastia (França). Uma arquibancada provisória instalada para a semifinal da Copa da França entre Bastia-Marselha caiu e causou 15 mortes e 1.300 feridos.

1996: Estádio Mateo Flores (Guatemala). Construído para 45.000 espectadores, o estádio recebeu 15.000 pessoas a mais para a partida das eliminatórias do Mundial da França-98 entre Guatemala e Costa Rica. Foram 90 mortes e 150 feridos em consequência de um tumulto.

1996: Líbia. Oito mortos e 42 heridos em decorrência de confrontos entre dois grupos de torcedores de clubes rivais de Trípoli.

9 de julho 2000: Harare. Pelo menos 13 pessoas morreram quando a multidão tentava sair do estádio nacional de Harare, após a polícia ter lançado bombas de gás lacrimogêno durante uma partida do Zimbábue contra a África do Sul, pelas eliminatórias do Mundial 2002. A polícia interveio para fazer com que os espectadores parassem de atirar objetos no campo, depois do segundo gol sul-africano (2-0).

11 de abril 2001: Ellis Park, Johannesburgo. Pelo menos 47 pessoas morreram, pisoteadas, em virtude da superlotação do estádio Ellis Park de Johannesburgo, durante a partida do campeonato nacional entre o Kaizer Chiefs e o Orlando Pirates.



AFP


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Histórias Inusitadas
Ministro culpa superlotação em jogo na África do Sul
Sem público, Metz vence no Campeonato Francês
Clássico da África do Sul termina com mais de 50 mortos
Pelé se ofereceu para ser Chapolin no cinema
Veja lista completa