Johannesburgo (África do Sul) - Quarenta e três pessoas morreram na noite de quarta-feira e outras 89 permanecem hospitalizadas esta quinta-feira, em consequência da trágica avalanche humana em uma partida de futebol do campeonato sul-africano, no estádio Ellis Park em Johannesburgo, segundo um balanço atualizado feito pelas equipes de socorro.
No total, pelo menos 155 pessoas foram feridas, segundo o porta-voz dos serviços de socorro de Johannesburgo, quando milhares de espectadores, muitos deles sem ingressos, tentaram forçar o acesso a um estádio já lotado, com mais de 65.000 torcedores, aproximadamente às 15h45 de Brasília.
Hoje de manhã, 89 dos feridos permaneciam internados nos três hospitais de Johannesburgo. Nove feridos encontram-se em estado crítico, segundo o porta-voz Gerhard van Rooyen.
Na confusão da tragédia, a polícia havia informado ontem à noite de 47 mortos: 14 nos portões do estádio e 33 em seu interior. Hoje de manhã, o balanço foi atualizado.
A partida em questão envolvia o Orlando Pirates e o Kaizer Chiefs, dois clubes da região de Johannesburgo, mas muito populares em todo o país. Os Pirates lideram a tabela de classificações do campeonato sul-africano de futebol - a seis rodadas da final -, enquanto os Chiefs, quartos, se mantêm na luta pelo título.
O jogo foi cancelado e adiado para uma data posterior. A multidão se retirou do estádio Ellis Park com calma, a partir das 20h GMT (17h de Brasília), sem provocar mais incidentes.
VEJA TAMBÉM:
Presidente sul-africano manda investigar tragédia
As piores tragédias nos estádios de futebol