Imola (Italia) - As principais montadoras de carros não estão fazendo ameaças vazias sobre a possível criação de um novo campeonato de automobilismo, disse nesta quinta-feira o diretor geral da equipe Jaguar, Bobby Rahal.
``Não sei porque não seria uma possibilidade real'', disse o norte-americano, que também é dono de uma equipe na Fórmula Indy.
''Principalmente porque eles (as montadoras) agora são donos de equipes, eles têm poder para criar o que eles bem entenderem. Se eles quiserem investir milhões para construir uma nova categoria, eles o farão'', disse o cartola da Jaguar.
''Eles têm uma força tremenda, mas também têm muitos interesses na Fórmula 1, e é por isso que eles precisam pensar bem'', explicou Rahal.
A italiana FIAT é dona da Ferrari, a FORD da Jaguar, e a Renault da Benetton - que deve adotar o nome de sua dona na próxima temporada - são as montadoras mais interessadas na criação da ``nova Fórmula 1''. Outros grupos europeus importantes como a Mercedes (McLaren) e a BMW (Williams) também têm poder de decidir.
A revista mensal Eurobusiness, em reportagem recente, disse que uma equipe vencedora na Fórmula 1, como a Ferrari, precisaria de 250 milhões de dólares para correr, com 90 por cento sendo investido por patrocinadores.
Paolo Cantarella, diretor da Associação Européia de Montadoras de Carros (ACEA) e da FIAT, disse na semana passada que as montadoras mudariam para promover uma categoria rival.