São Paulo - O Vasco precisou apenas do primeiro tempo para liquidar o América de Cali, da Colômbia, nesta quinta-feira, em São Januário, pela Copa Libertadores. Os vascaínos golearam por 4 a 1 e se classificaram para a próxima fase. Romário marcou seu primeiro gol na competição.
Com a vitória, o Vasco chega aos 12 pontos - em quatro jogos -, na liderança do Grupo 6, três a mais que o América, que é o vice.
Os vascaínos começaram sem os titulares Torres, Nasa, Jorginho e Juninho Paulista, já que a comissão técnico entendeu que a classificação estava próxima. O América não se intimidou de atuar na casa do adversário e esqueceu a retranca. Mas foi o Vasco que fez e primeira boa jogada. Aos 8min, Jorginho Paulista bateu de dentro da área, a bola desviou no zagueiro e passou por baixo das pernas do goleiro, que se recuperou e defendeu.
O América respondeu aos 17min. Gonzales cruzou da direita, Roganovich se antecipou e bateu para fora, com perigo. Com o América aberto, o Vasco chegou ao gol aos 18min. Clébson cruzou da direita, Luis Asprilla se atrapalhou e bateu para as próprias redes.
O gol desmontou o time colombiano, que levou o segundo aos 21min. Odvan cruzou forte da esquerda, Clébson bateu de primeira, sem chances para o goleiro Barbat.
Sete minutos depois, Jorginho Paulista trombou com a zaga, a bola sobrou para Romário que, com tranqüilidade, limpou e chutou, marcando seu primeiro gol na competição. Aos 28min, os vascaínos fizeram uma bela tabela, Romário bateu e o goleiro deu rebote. Jorginho Paulista dividiu com a zaga e colocou para as redes.
Apenas aos 44min o América voltou a assustar. Gonzales bateu falta por cima da barreira, a bola foi para fora, assustando Hélton.
A equipe de São Januário voltou para o segundo tempo em primeira marcha. O jogo só esquentou aos 19min, quando Viola e Viafra se desentenderam e foram expulsos. Dois minutos depois, Luis Asprilla derrubou Pedrinho e também recebeu o vermelho.
Com a vitória assegurada, o técnico Joel Santana colocou os reservas André Silva e Léo Lima para ganharem ritmo de jogo. Os dois times se desinteressaram da partida e apenas esperaram o árbitro apitar o final. Aos 45min, Gonzales ainda diminiuiu de pênalti, sofrido por Vásquez.