Rio - O Flamengo fez no sábado, contra o Olaria, seu 18° jogo em 2001. Foi também a 18ª escalação diferente do time na temporada. Situação que tem irritado muito o técnico Zagallo. ''Ainda não consegui repetir o time sequer uma vez este ano. Quando não são as contusões a tirar alguém do time, são as convocações para as Eliminatórias (da Copa do Mundo de 2002) que nos deixam desfalcados'', disse o treinador.
Zagallo teme seguir nesse ritmo até a final do Campeonato Estadual - para a qual o Flamengo já está classificado, graças à conquista da Taça Guanabara. ''Eu preciso repetir o time o maior número de vezes que puder para a equipe ganhar conjunto e ficar forte para a decisão do Estadual.”
A receita do técnico, porém, corre o risco de desandar por falta de ingredientes. Na próxima semana, pelo menos dois jogadores do Flamengo podem ser convocados para as Eliminatórias: Edílson, para a Seleção Brasileira, e Gamarra, para o Paraguai. O técnico também acredita que o zagueiro Juan, que atravessa grande fase, possa entrar na lista do técnico Emerson Leão. ''E lá vem mais prejuízo para o Flamengo. Da outra vez que o Gamarra foi convocado este ano, o Flamengo perdeu dois jogos seguidos'', lembra.
Dia 25, quando o Brasil enfrentará o Peru, em São Paulo, e o Paraguai jogará contra o Equador, em Quito, Zagallo corre o risco de ficar até sem três jogadores para o segundo jogo contra o ABC, pela Copa do Brasil, no Maracanã - se não vencer o adversário por dois gols de diferença, em Natal, na próxima quarta-feira. ''Quem tem mais de dois jogadores convocados pode pedir o adiamento da partida. Vou correr atrás dos meus direitos. Não importa se o Gamarra é paraguaio; ele também foi convocado'', avisa Zagallo.
Reforços - Nem terminou ainda o Campeonato Estadual e já se comenta na Gávea que o elenco para o Campeonato Brasileiro sofrerá mudanças. Sem dinheiro, o Flamengo deverá vender alguns jogadores e dificilmente vai contratar. Por isso, alguns reforços deverão surgir das categorias de base. ''Hoje, Zagallo conta com 29 jogadores no elenco, mas para o Brasileiro vai precisar de uns 40. Serão 30 profissionais e 10 de stand by'', afirmou o gerente de Futebol, Walter Srour Oaquim. O zagueiro André Bahia, o lateral-esquerdo Ânderson, o meia Andrezinho e o atacante Jackson serão aproveitados.