Boston - O sul-coreano Bong-Ju Lee venceu a 105ª maratona de Boston nesta segunda-feira, com o tempo de 2 horas 9 minutos e 43 segundos, acabando com a invencibilidade dos corredores quenianos, que ganharam a maratona mais antiga do mundo dez vezes seguidas.
Silvio Guerra, do Equador, ficou em segundo com o tempo de 2 horas 10 minutos e 7 segundos, seguido do queniano Joshua Chelang, com 2 horas 10 minutos e 29 segundos. Quênia não dominou no masculino, mas ganhou na prova feminina com Catherine Nderebe, que venceu pela segunda vez consecutiva, com o tempo de 2 horas 23 minutos e 53 segundos.
Lee foi o primeiro coreano a ganhar a maratona desde Yong-Ham Kee, que venceu a prova em 1950. ''Uma maratona é competir contra você mesmo e tentei me concentrar em competir contra eu mesmo, não os outros'', disse Lee.
''Os três últimos quilômetros foram os piores. Se consegui passar por essa parte da corrida, tinha certeza que ia ganhar'', disse o sul coreano, agradecendo ao público o apoio pela conquista.
Os três primeiros colocados correram boa parte do percurso lado a lado. Chelang foi o primeiro a ficar para trás, e Lee conseguiu abrir de Guerra faltando 2,5 quilômetros para o final. O campeão da maratona das Olimpíadas de Sydney, o etíope Gezahegne Abera, número um do mundo, terminou em 16º lugar.
Lee e Ndereba ganharam o prêmio de 80 mil dólares por suas vitórias na maratona, que atraiu 15 mil corredores, o terceiro maior evento na categoria.