Rio - Como sua equipe já perdia por 3 a 1 para o Fluminense, o técnico Joel Santana não viu outra saída senão ousar. Em sua última substituição, sacou o volante Jorginho e lançou mais um atacante. Bingo! Dedé entrou, participou da jogada do segundo gol do Vasco, marcou o de empate e por pouco não fez o da virada, quando acertou uma bola na trave.
Sua destacada atuação no clássico chamou a atenção da mídia francesa, presente ao Maracanã. Uma equipe de reportagem do jornal "L’Équipe", que está no Rio para fazer uma matéria sobre os projetos sociais do astro Romário, ficou encantada com o futebol apresentado por Dedé. Tanto que, logo após a partida, tratou de agendar uma matéria também com a jovem prata da casa vascaína.
Apesar de ter lamentado a oportunidade perdida, a oito minutos do fim do jogo, Dedé ficou satisfeito por sua atuação. “Entrei com a missão de tentar ajudar a equipe a mudar a história do clássico. Graças a Deus, fui feliz. Poderíamos até ter saído de campo com a vitória, mas o empate acabou sendo um bom resultado”, declarou.
Humilde e com a cabeça no lugar, Dedé tem a consciência de que as chances de entrar no ataque do Vasco são mínimas, já que o clube conta com jogadores como Romário, Euller e Viola. Por isso mesmo, tenta aproveitar ao máximo os poucos minutos que tem para mostrar o seu valor.
“É uma honra para mim ser opção de um ataque formado por jogadores de Seleção Brasileira. Mas não posso esconder que o sonho de qualquer jogador é ser titular”, garante.
O técnico Joel Santana, assim como os franceses, enalteceu o espírito de luta de Dedé no clássico. “Ele entrou muito bem na partida e tem todo o nosso crédito. O Dedé, assim como o Paulo Miranda, levou energia e vibração para campo e, por muito pouco, não arrancamos a virada e a vitória”.
No entanto, a boa atuação de Dedé não lhe garante uma vaga de titular no ataque, amanhã, contra o Friburguense. Como Viola está suspenso, por ter sido expulso no clássico, Dedé seria opção para atuar ao lado de Romário. Seria, é verdade, mas só que o titular Euller está para voltar. “Se Euller tiver condições, joga. Se não, joga o Dedé”, antecipou Joel.
O médico Fernando Mattar afirmou que Euller já está totalmente entregue aos trabalhos de preparação física. Ontem, o atacante só deu algumas voltas ao redor do campo. “Tenho esperança de lançar o Euller em Friburgo, mas só vou poder definir nesta terça-feira”, comentou o treinador.