São Paulo – O Palmeiras volta de Santiago com uma boa vitória de 2 a 1 sobre o Universidad de Chile, pela Libertadores da América. Fábio Júnior abriu o placar para o Verdão aos 21 minutos do primeiro tempo, Castañeda empatou para os chilenos aos 27 da etapa complementar, e Alexandre recolocou a equipe brasileira na frente aos 40 minutos. Vale lembrar que o Universidad teve o meia Maestri expulso aos 22 do segundo tempo, quando o jogo ainda estava 1 a 0 para o Palmeiras.
Com o resultado desta quarta-feira, o Palmeiras, já classificado, empata com o Cerro Porteño, do Paraguai, na liderança do Grupo 2, com 13 pontos em 5 jogos. Os paraguaios, porém, têm melhor saldo de gols. As duas equipes vão decidir a liderança do grupo no Parque Antarctica.
O jogo começou com poucas emoções. Palmeiras e Universidad não queriam arriscar-se no ataque e não criavam lances de perigo. Porém, uma jogada individual foi responsável pela abertura do placar no estádio Nacional. Aos 21 minutos, Alex usou toda sua habilidade e fez um belíssimo lançamento para Fábio Júnior. Do meio-campo, o meia tocou e deixou o atacante na cara do gol. Fábio Júnior chutou rasteiro e fez 1 a 0 para o Verdão.
Após abrir o placar, o Palmeiras continuou jogando com cautela, atacando pouco. O Universidad de Chile, mesmo sem muita qualidade, começou a pressionar. No primeiro tempo, o time chileno chutou duas bolas nas traves de Marcos. Maestri era o melhor jogador do time da casa. O atacante lutava muito e era uma esperança de gol.
Na segunda etapa, o panorama tático e técnico do jogo não mudou. Poucas emoções e muita lentidão eram vistas em campo. Aos 13 minutos, Alex cobrou falta e cruzou para a área. Magrão desviou de cabeça e obrigou Vargas a praticar uma boa defesa, em um raro bom momento do confronto.
Aos 24 minutos, Maestri deu uma cotovelada no zagueiro Alexandre e foi expulso pelo árbitro Juan Carlos Paniaguia. O Universidad perdeu seu melhor jogador e parecia que caminhava para a derrota certa. Porém, minutos após a expulsão do atacante chileno, o Universidad melhorou e chegou ao empate.
Aos 27 minutos, depois de uma confusão na área palmeirense, a bola sobrou para Castañeda e o lateral não perdoou, chutou forte, na pequena área, e empatou a partida no estádio Nacional. O Verdão tinha Alex e assim chegou ao desempate. Aos 40 minutos, o meia cobrou falta e levantou a bola para a área. O zagueiro Alexandre entrou de cabeça e tocou no canto direito de Vargas, marcando 2 a 1 no placar, garantindo a vitória palmeirense em Santiago.