São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, venceu nesta quinta-feira o alemão Tommy Haas por 2 sets a 1, de virada, (6/7, 6/3 e 6/3) pelas oitavas-de-final do Torneio de Monte Carlo.
Com a vitória, Guga garante pelo menos 125 pontos por chegar às quartas-de-final e alcança o russo Marat Safin, ambos com 4.370 pontos. O catarinense perde no desempate por ter menos pontos somados nos últimos Grand Slans.
O próximo adversário de Kuerten sairá do confronto entre o francês Jerome Golmard e o holandês Sjeng Schalken, que jogam ainda nesta quinta.
O primeiro set contra Haas começou tranqüilo para Guga, mas o brasileiro acabou em desvantagem. Logo no terceiro game, quebrou o serviço do alemão, mas teve a quebra devolvida no 10º game. Voltou a quebrar no 11º e teve a resposta no game seguinte, deixando tudo igual por 6/6 e levando a partida para o tie-break. E mais uma vez Guga não se saiu bem, perdendo por 8/6 no desempate -foi o sexto tie-break perdido consecutivo por Guga nesta sexta. Antes, ele havia perdido três nas duplas com Oncins e contra Hewitt, no confronto da Davis contra a Austrália.
No set seguinte, Guga conseguiu se recuperar. Quebrou o serviço do alemão no terceiro game e levou a vantagem até o final, fechando por 6/3.
No set decisivo, com duas quebras, Guga fechou a partida e se garantiu novamente como o melhor do mundo.