Londres - A Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai organizar uma conferência mundial para discutir o problema do racismo no esporte em virtude da crescente preocupação com o aumento da violência e de incidentes relacionados ao racismo.
A Fifa, que anunciou a decisão na sexta-feira, informou que a conferência será feita no dia 6 de julho no Congresso Extraordinário da entidade em Buenos Aires.
``Dirigentes de cerca de 200 associações nacionais vão participar com o objetivo de encontrar soluções práticas para erradicar esse fenômeno deplorável'', disse a Fifa em um comunicado.
A conferência vai receber o apoio de organizações anti-racismo em posição para aconselhar associações sobre suas diferentes idéias sobre o problema, assim como jogadores de futebol e outras personalidades que vão dividir suas próprias experiências pessoais.
``O futebol tem a habilidade de transmitir não somente a mensagem de que o racismo é intolerável no esporte, mas também que é inaceitável na sociedade como um todo'', disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.