Por Oliveira Junior
Cuiabá - A forte chuva que caiu na noite deste sábado em Cuiabá lavou a alma da torcida do Mixto. A má fase do time mixtense parece ter sido exorcizada com a vitória sobre o Santa Cruz de Barra do Bugres, no Verdão ( 4 a 0 ). Mais uma vez, só faltou torcida. Foi a Segunda vitória do time cuiabano na competição, após 5 empates. Com o resultado o time subiu para 12 pontos na classificação, saindo da lanterna para assumir a vice-liderança do grupo.
Com um futebol mais aguerrido, o Mixto teve domínio total da partida. Aos 2 minutos e debaixo de uma forte chuva, Índio cobrou falta para o Santa Cruz; a bola tocou na zaga e Denilson defendeu no canto esquerdo, com dificuldade. Aos 3", o goleiro Ney Santos sai mal do do gol e Luis André divide a bola. Ninguém do Mixto apareceu no rebote.
Aos 6 minutos a zaga mixtense falha e Célio Alcântara desperdiça a boa oportunidade, mandando por cima do gol de Denilson. O meia Cícero experimenta aos 11", mas chuta por cima do gol de Ney Santos. Um minuto depois o baixinho Alexandre chuta forte, a esquerda do gol do Santa Cruz, na primeira chance real do alvinegro.
Aos 15, o zagueiro Sirleu chuta forte, da intermediária e Ney Santos faz grande defesa, evitando o primeiro gol mixtense, que veio 30 segundos depois. Num cruzamento de Alexandre pela esquerda, Luiz André marcou de carrinho, no canto rasteiro do gol de Ney: 1 a 0 Mixto.
Uma mudança tática feita por Éder Taques, diminuiu a força do ataque mixtense. Ele deslocou Alexandre para a direita, deixando André na esquerda. A inversão não surtiu efeito. Esporadicamente o Santa Cruz contra-atacava, com Célio Alcântara e Ney, mas Denilson não tinha dificuldades para defender.
Aos 40 minutos o Mixto amplia o placar. Em cobrança de escanteio pela esquerda, de Elias, o zagueiro Sirley faz 2 a 0, de cabeça, no segundo pau. No intervalo do jogo o presidente do Mixto, disse que entrou com um recurso contra o Juventude de Caxias, alegando que o time gaúcho utilizou um jogador irregular - Ivair Aparecido Justino dos Santos.
Na etapa final o Mixto continuou pressionando e o Santa Cruz parava os contra-ataques com muitas faltas, mas o árbitro Jamil Rodrigues fazia "vistas grossas" à violência do time visitante. O zagueiro Láudio perdeu um gol feito aos 10 minutos, após bela jogada individual.
Aos 11", Renatinho fez o terceiro, após triangulação rápida com Sirley e Elias: 3 a 0. Aos 19", Elias fez o quarto gol alvi-negro.
O próximo adversário do Mixto é o Juventude, em Primavera do Leste, em cumprimento da tabela que foi alterada, transferindo essa partida para a próxima quarta-feira, no Asa Delta. Nesse mesmo dia jogam Brasil x Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.