Recife - Enquanto lutam pelo título na elite do futebol pernambucano, Náutico e Santa Cruz também estão presentes na Segunda Divisão do Estado. No início deste ano, os dois grandes clubes começaram a apoiar equipes da Segundona, emprestando jogadores, comissão técnica e até o estádio, no caso do Santa. O Náutico apóia o Ferroviário do Cabo, enquanto os tricolores fazem parceria com o América. Os dois times disputam o grupo 3 da competição.
No caso do Náutico e do Ferroviário, a parceria teve início quando o time foi promovido para a segunda divisão, ao ser campeão da Terceirona, ano passado. Preocupados em estar disputando pela primeira vez uma competição profissional, os dirigentes do clube procuraram a diretoria alvirrubra propondo uma colaboração. De olho na oportunidade de colocar em atividade os jogadores de suas divisões de base, o Timbu acabou aceitando o desafio.
Para comandar a empreitada, os dirigentes alvirrubros escolheram o ex-jogador Lourival, técnico dos juniores do Náutico. Lourival ocupa o cargo de supervisor da equipe do Ferroviário. Lourival, por sua vez, para comandar o time, designou seu assistente Leivinha, que assumiu após a derrota para o Intercontinental, na primeira rodada.
Para reforçar a equipe, Leivinha tratou logo de levar cinco ex-juniores alvirrubros: o goleiro Adriano, o zagueiro Clêiton, o meia Ivan e os atacantes Cristiano e Maurício. Em pouco tempo, o trabalho começou a mostrar resultados. Disputando o complicado grupo 3, que envolve os times do Grande Recife, o Ferroviário encontra-se próximo de se classificar para a segunda fase, vencendo três de seus primeiros sete jogos.
namoro - Já o namoro entre Santa Cruz e América é mais antigo. Os clubes já vinham ensaiando uma parceria há dois anos, mas só nesta temporada o projeto se concretizou. Para disputar a Segundona, o América passou a chamar seus jogos para o próprio Arruda e a treinar no CT do Santa, em Beberibe. O trabalho vem sendo coordenado pelo experiente Nereu Pinheiro, que já dirigiu a equipe principal do Santa e hoje ocupa o cargo de coordenador das divisões de base corais. Dentro de campo, quem comanda o time é o ex-goleiro Luiz Neto, também técnico do infantil tricolor.
Além disso, dos 23 jogadores que iniciaram a temporada na equipe, 11 vieram das categorias de base do Santa. Os outros 12 foram selecionados nas peneiras promovidas pelos tricolores.