Nova Iork - O pivô do Los Angeles Lakers, Shaquille O'Neal, foi nomeado esta quinta-feira, pela segunda temporada consecutiva, o Jogador do ano na NBA.
O gigante se tornou o terceiro jogador a receber este prêmio por duas temporadas seguidas, façanha conquistada por Charles Barkley, de 1986 a 1989 com o Philadelfia 76ers, e David Robinson, com o San Antonio Spurs de 1994 a 1996.
O Jogador do Ano é nomeado de acordo com o rendimento computarizado, a partir de determinados parâmetros
De acordo com a fórmula completa O'Neal acumulou 110,21 pontos, seguido por Kevin Garnett (Minnesota-100,83), Anthony Mason (Miami-96,86), Jason Kidd (Phoenix-95,04) e Ben Wallace (Detroit-94,09).
O ala do Philadelfia 76ers, Allen Iverson, líder dos pontuadores da temporada com média de 31,1 pontos por partida e forte candidato ao prêmio de jogador mais valioso da temporada regular, não ficou entre os 10 primeiros do ranking computarizado.
Outro que ganhou esta honra duas vezes, mas em temporadas distintas, foi o astro aposentado Michael Jordan.
O'Neal guiou o Lakers a seu segundo título consecutivo na Divisão do Pacífico com a marca de 56 vitórias e 26 derrotas, além de ser o terceiro na tabela de pontuadores (28,7 pontos por jogo), o primeiro na porcentagem de arremessos de quadra (57%), terceiro em rebotes (12,7) e quarto em bloques (2,76).
Durante a campanha regular ele fez uma partida excepcional, quando no dia 23 de março contra o Washington Wizards marcou 40 pontos, pegou 17 rebotes, deu oito assistências, cinco bloques e três intercepções.
Os outros jogadores que se classificaram entre os 10 primeiros deste ranking foram: o alemão Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks); Karl Malone (Utah Jazz); Tracy McGrady (Orlando Magic); Tim Duncan (San Antonio Spurs) e Marcus Camby (New York Knicks).