Cottbus (Alemanha) - Um pneu furado por um objeto pontudo foi a causa do acidente que matou o piloto italiano, Michele Alboreto, ocorrido semana passada no circuito alemão de Eurospeedway Lausitz. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Tribunal de Cottbus, encarregado da investigação.
"Até agora nossa investigação demonstrou que um objeto pontudo penetrou no pneu traseiro esquerdo, o que fez com que o carro perdesse velocidade, provocando o acidente do Audi A8 pilotado por Alboreto.
A promotora-geral de Cottbus, Petra Hertwig, confirmou que "o pneu foi furado pela penetração de um objeto pontudo". O tribunal, que precisou que o carro do piloto italiano ia a 320 km por hora no momento do acidente, assinalou que a investigação dos especialistas continuará até o fim de semana. Além dos funcionários da Dekra, a empresa Audi e a de pneus Michelin enviaram três experts.
Audi, aliviada por se constatar que o acidente não foi devido a um defeito técnico do carro, embora "isto nada mude na tragédia da morte de Michele", anunciou que, segundo seus pilotos, participará das provas prévias e das "24 Horas de Le Mans" (França), domingo próximo.
Alboreto, 44 anos, morreu quarta-feira quando fazia treinos com vistas às próximas 24 Horas de Le Mans, no volante de um Audi R8, no circuito de Lausitzring, a 145 km ao sul de Berlim.
O ex-piloto de Fórmula 1 perdeu o controle de seu carro numa linha reta, saiu da pista, capotou várias vezes e morreu no momento.