Rio - Com o primeiro lugar do grupo 6 da Copa Libertadores já garantido, o jogo de quarta-feira, contra o Peñarol, em Montevidéu, serve apenas para cumprir tabela. Mas o Vasco pode alcançar um feito inédito na sua história, que deixa o técnico Joel Santana animado. O clube acabar a primeira fase da competição sul-americana com 100% de aproveitamento, vencendo os seus seis jogos.
"Num grupo equilibrado como o nosso, você vencer todos os jogos não é fácil. Mas é um jogo chato, difícil. Existe uma rivalidade muito grande entre Brasil e Uruguai", disse.
Joel faz mistério e prefere não dizer se o Vasco vai entrar em campo com um time misto ou com os titulares. Mas um fato praticamente acaba com o mistério. O Vasco tem 25 jogadores inscritos para disputar a primeira fase da Libertadores. Como quatro estão machucados - Torres, Clébson, Nasa e Jorginho - e Geder está suspenso por causa da expulsão na vitória sobre o Deportivo Táchira, Joel está sem opções e não vai poder poupar os titulares, mesmo que quisesse.
Com apenas vinte jogadores à disposição, sendo que três são goleiros, e tendo que selecionar 18 para o jogo no Uruguai, Joel pode poupar apenas um jogador. E já que os titulares vão ter que viajar até o Uruguai, é difícil imaginar que ele opte colocá-los no banco de reservas. Mesmo assim, o treinador esconde o jogo. "Vamos analisar com calma para ver qual equipe vamos colocar em campo".
Joel sabe que os jogadores têm de estar concentrados na partida contra o Peñarol, mas ele já está analisando os prováveis adversários do Vasco nas oitavas-de-final da Libertadores. Pelo cruzamento da competição, o primeiro colocado do grupo 6, o Vasco, enfrenta o segundo do grupo 3, que pode ser o San Lorenzo, da Argentina, ou o Jorge Wilstermann, da Bolívia.
"Estou muito preocupado em acompanhar o nosso próximo adversário. O San Lorenzo está muito bem no campeonato argentino e o time boliviano não é bobo".
Apesar das análises, Joel disse que não tem preferência pelo próximo adversário do Vasco na competição. "No futebol, você não pode escolher os seus adversários.
Antes de ir embora, ao ser perguntado se Romário viajaria com o resto da equipe para o Uruguai, Joel abriu um sorriso maroto e limitou-se a responder feliz da vida com a boa fase que o clube atravessa. "Sim".
Romário disputa a Libertadores pela primeira vez na carreira e sonha ser o artilheiro da competição. Ele já marcou três gols. O artilheiro é Júlio González, do Guarani, do Paraguai, com seis gols.