Macapá - Uma aventura no meio da selva em busca da maior pororoca de todos os tempos. Esse será o desafio dos surfistas que vão participar do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, o Rider Extreme de Surf. O cenário escolhido foi o rio Araguari no município de Cutias, há 200 quilômetros de Macapá.
Nesta época do ano se registram as mais perfeitas ondas de pororoca do mundo naquela região. As elevações chegam a durar mais de 40 minutos, um convite irresistível para a quebra do recorde mundial de permanência numa prancha.
"Será a realização de um sonho porque a Pororoca do Araguari tem enorme potencial para a quebra de recordes", entusiasma-se Nil Faria, free-surfista e especialista em pororoca.
O campeonato acontece entre os dias 6 e 10 de maio, período de lua cheia na região, e foi definido depois de uma expedição de oito dias feita por surfistas da Federação de Esportes Radicais da Amazônia (Fera), que promove o evento.
"O Araguari tem a onda mais longa do mundo. Será o maior desafio de todos os tempos" , afirma Marcelo Ferro Bibita, vice-campeão brasileiro de surf e tricampeão cearense, integrante da expedição.