Rio de Janeiro - Trinta e cinco judocas do Rio de Janeiro disputam neste sábado, em Vitória (ES), a última fase da seletiva nacional para o Campeonato Mundial de Judô, que será realizado em Munique, na Alemanha. As lutas decisivas, que reunirão em média oito atletas por categoria de peso, no masculino e no feminino, serão disputadas a partir das 10h.
Os destaques cariocas na competição devem ficar por conta dos meio-leves Henrique Guimarães (Flamengo) e Fabiane Hukuda (Vasco da Gama), dos leves Sebástian Pereira (Vasco) e Tânia Ferreira (Vasco), dos meio-médios Marcel Aragão (Vasco), Flávio Canto (Flamengo) e Vânia Ishii (Vasco), das meio-pesados Denise Oliveira (Vasco) e Rosângela Conceição (Vasco) e do pesado Felipe Varga (Gama Filho).
Para Vânia, que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney e já participou de três mundiais, o torneio deverá ser bastante equilibrado.
“Todas as seis adversárias de minha categoria são fortes e perigosas. O importante é estar o tempo todo concentrada e buscar o momento certo de finalizar os golpes. Tive lombalgia, ainda estou em tratamento com fisioterapia, mas me sinto confiante”, comentou.
Já o rubro-negro Flávio Canto, de 25 anos, lembra que o sistema de disputa desta seletiva será diferente do adota nas outras fases.
“Todas as lutas, inclusive a final, serão disputadas no mesmo dia. Para carimbar o passaporte, os atletas terão de lutar cerca de oito vezes ou mais. O preparo físico e psicológico será fundamental.
Após ficar um mês fora de combate por causa de uma contusão, o leve Sebástian Pereira quer aproveitar espera recuperar a vaga de titular equipe brasileira. Ele aproveitou para lamentar a ausência de Tiago Camilo, que o derrotou na final da seletiva para Sydney e conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas.
“A participação do Tiago certamente engrandeceria a competição e aumentaria o nível técnico”, declarou Sebástian, medalha de bronze no último Mundial Adulto, em 1999, em Birmingham, na Inglaterra.