Belo Horizonte - Poupar os jogadores contundidos para os playoffs do Campeonato Nacional de Basquete Masculino ou partir para a superação, objetivando uma melhor classificação? Esta é a dúvida que tem feito o técnico do Unit/Uberlândia, Miguel Ângelo da Luz, coçar a cabeça nos últimos dias. Além do jogo desta sexta-feira, às 21 horas, no ginásio do UTC, contra o COC/Ribeirão Preto, com transmissão anunciada pelo Sportv (canal pago), a equipe mineira ainda tem cinco partidas nesta fase de classificação.
Ângelo da Luz não quer arriscar e perder jogadores para os playoffs. Nada menos que cinco deles estão entregues ao Departamento Médico. “Precisamos benzer. O negócio aqui está 'brabo'. Ainda não sei se resguardo os jogadores para tê-los em plenas condições para os play-ffs ou se eu os exponho para buscar uma melhor classificação", pondera o técnico.
A contusão mais recente aconteceu na quarta-feira, durante treinamento no UTC, quando o pivô Everaldo cortou o supercílio e levou três pontos.
Everaldo não é dúvida para o jogo desta sexta, mas Miguel Ângelo da Luz ainda não sabe se poderá contar com o armador Marc Brown, principal estrela da equipe e segundo cestinha da competição, e com o ala/pivô Savoy. Brown ficou de fora do último jogo, contra o Sogipa, devido a uma tendinite no calcanhar, e faz nesta sexta um teste pela manhã. Savoy teve uma contusão no joelho direito, mas tem entrado nas partidas. “Ele joga um pouco e sai, joga um pouco e sai. Não faz uma partida inteira", afirma Luz.
O técnico também não pode contar com o pivô Luís Fernando, que teve uma inflamação no púbis e não joga há seis partidas. “É uma peça importante, pois é um pivô de 2,10m", lamenta. O armador Daniel já está fora da competição, por ter quebrado a mão. Apesar dos desfalques, Ângelo da Luz quer terminar a fase de classificação entre os três primeiros.
Atualmente o time está na quinta colocação, com 43 pontos, três atrás do líder Marathon/Franca, que tem uma partida a mais.
A classificação, para o técnico, já está assegurada. “Queremos uma boa classificação para fazer o maior número de jogos em casas, nas quartas-de-final e semifinal, contando com o apoio maravilhoso desta torcida", adianta. Luz comanda o Unit há nove jogos, após a demissão de Carlos Alberto Rodrigues, o Carlão. Foram sete vitórias e duas derrotas (para Franca e Vasco).