Rio - O Vasco entra em campo neste sábado, no Maracanã, para enfrentar o América pensando não só em vencer o adversário, mas em conquistar logo a Taça Rio e ganhar o direito de disputar, com vantagem, a final do Campeonato Estadual com o Flamengo. Para isso se confirmar matematicamente, terá de torcer depois para o Americano não vencer o Botafogo, no jogo de fundo da rodada dupla.
Porém, no primeiro critério de desempate, o saldo de gols, a diferença é tão grande (16 contra 8), que se derrotar o América, o Vasco já pode se considerar campeão do segundo turno do Estadual, pois o time chegaria a 26 pontos, o máximo que o Americano poderia alcançar.
Já o time rubro jogará na luta para evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão, e nisso um ponto já seria importantíssimo. E terá a torcida reforçada por Flamengo e Americano, que esperam um tropeço do Vasco para aumentarem as suas chances de conquistar a Taça Rio.
O técnico Joel Santana, ajudado pela lei do silêncio imposta em São Januário, não quer divulgar a equipe que escalará. No entanto, já se sabe que ele não poderá contar com o meia Nasa, que ainda se recupera de dores no joelho direito. Paulo Miranda e Fabiano Eller brigam pela vaga. O restante do time deve ser o mesmo que goleou o Botafogo por 7 a 0.
Na partida de quarta-feira contra o Peñarol, pela Copa libertadores, como a equipe já estava garantida em primeiro lugar em seu grupo, Joel aproveitou para poupar alguns titulares. Com isso, ele não deverá encontrar problemas para escalar sua equipe, nem de desgaste físico.
No América, o técnico interino Renato Carioca, que substituiu Sérgio Cosme, após a goleada de 5 a 0 sofrida para o Olaria, não poderá contar, como pretendia, com a volta do atacante Sorato. O artilheiro está com um estiramento na coxa direita sofrida na derrota de 3 a 2 para o Americano há duas rodadas. Mesmo assim Renato promete um time ofensivo, porque pretende vencer a partida e afastar de vez a possibilidade do rebaixamento. O meia Paulinho não foi confirmado pelo técnico ainda e o mais provável é que fique no banco de reservas.