Rio - Depois de largar na 23ª posição, o neozelandês Scott Dixon (PacWest) venceu o GP de Nazareth de F-Indy, disputado neste domingo, se aproveitando bem das bandeiras amarelas e surpreendendo o sueco Kenny Brack (Rahal), que tinha a corrida nas mãos.
Brack assumiu a liderança na primeira curva, ultrapassando o pole position Bruno Junqueira, e dominou a prova. Mas na 121ª volta, Gil de Ferran e Alex Tagliani bateram, provocando uma bandeira amarela. Com diferentes estratégias, Tony Kanaan, Shinji Nakano e Scott Dixon assumiram as primeiras posições.
O brasileiro e o japonês, no entanto, tiveram de parar para reabastecer, enquanto o neozelandês continuou na pista e assumiu a liderança. Mesmo pressionado por Kenny Brack, Dixon manteve a primeira posição até a bandeirada. Foi a primeira vitória do piloto na categoria, logo em seu ano de estréia. A PacWest, por sua vez, não vencia uma corrida desde 97. A última havia sido com Mark Blundell, em Fontana.
Dixon, campeão da Indy Lights no ano passado, dedicou a vitória ao companheiro de equipe Maurício Gugelmin, que perdeu o filho nesta quinta-feira e não participou da corrida. Kenny Brack chegou em segundo lugar, seguido pelo canadense Paul Tracy (Green). Os brasileiros não tiveram sorte. O melhor foi Christian Fittipaldi (Newman-Haas), que com uma boa estratégia de pit-stops, chegou em quinto. Bruno Junqueira (Chip Ganassi), encontrou dificuldades em sua primeira corrida em circuito oval e chegou em sétimo.
Cristiano da Matta (Newman-Hass) foi o 10º colocado. A dupla da Penske teve dificuldades para acertar o Reynard-Honda: Hélio Castroneves foi somente o 11º e Gil de Ferran vinha disputando posições intermediárias quando bateu. Roberto Moreno pontuou, em 12o lugar. Tony Kanaan, que chegou a liderar, teve que fazer uma parada para reabastecimento no final da corrida e chegou em 16º. Max Wilson terminou na 17ª posição.
A próxima corrida da categoria será realizada no circuito oval de Motegi, no Japão, dia 19 de maio. No ano passado, a vitória foi do norte-americano Michael Andretti. O melhor brasileiro foi Roberto Moreno, que terminou em terceiro.
Veja o resultado Final em Nazareth:
1º. Scott Dixon, Pacwest
2º. Kenny Brack, Rahal
3º. Paul Tracy, Green
4º. Jimmy Vasser, Patrick
5º. Christian Fittipaldi, Newman-Haas
6º. Michael Andretti, Green
7º. Bruno Junqueira, Chip Ganassi
8º. Dario Franchitti, Green
9º. Oriol Servia, Sigma
10º. Cristiano da Matta, Newman-Haas
11º. Hélio Castro Neves, Penske
12º. Roberto Moreno, Patrick
16º. Tony Kanaan, Hollywood Mo Nunn
17º. Max Wilson, Brooke-Arciero
23º. Gil de Ferran, Reynard-Honda, Penske