Porto Alegre - Foi um 0 a 0 com gosto de derrota. Na tarde deste domingo, o Internacional empatou sem gols com o Juventude, no Estádio Beira-Rio, em partida válida pela quinta rodada do returno do octogonal final do Gauchão.
Com o resultado, o líder Juventude somou 11 pontos, enquanto o Inter, agora com oito pontos, caiu para a terceira colocação - neste domingo, o Pelotas venceu o Esportivo por 2 a 0, na Boca do Lobo, e assumiu a vice-liderança, com nove pontos.
Faltando duas rodadas para o término da fase, o Colorado está virtualmente fora da disputa pelo returno.
No próximo fim-de-semana, o Inter enfrentará, em casa, o Grêmio, e o Juventude, no Alfredo Jaconi, pegará o Caxias.
O resultado foi justo. O Colorado esteve melhor na primeira etapa; no segundo tempo, o Juventude avançou a marcação e equilibrou o jogo. Frente ao Juventude, o meia Rochemback possivelmente atuou pela última vez com a camiseta do Inter, pois sua transferência para o Barcelona, da Espanha, será concretizada nas próximas horas - na noite deste domingo, o presidente do Colorado, Fernando Miranda, viajará, juntamente com o vice-presidente jurídico do clube, Sérgio Jüchem, para a Espanha a fim acertar definitivamente o negócio. Pela transferência, o Inter lucrarrá aproximadamente U$ 11 milhões (cerca de R$ 22 milhões)
Logo aos 3 minutos, o centroavante Luiz Cláudio perdeu uma oportunidade clara de marcar um gol: após receber um passe do meia Lê, que avançava pela intermediária esquerda, Luiz Cláudio driblou o goleiro Diego e, ao lado da risca da pequena área, chutou para fora.
O árbitro Carlos Eugênio Simon, aos 10 minutos, não assinalou um pênalti sobre Rochemback. Na seqüência do lance, o lateral-direito Denílson cruzou para Luiz Cláudio, que chutou na trave esquerda. O Inter, afobado, continuava pressionando. O lateral-esquerdo Willian alçou para área, aos 17 minutos, e, da marca do pênalti, Luiz Cláudio bateu sem pulo, no canto esquerdo, e Diego defendeu.
Aos 30 minutos, um princípio de bafafá: o atacante Fábio Pinto não gostou de uma falta que sofreu, no meio de campo, e partiu para a briga com o meia Fernando. Simon preferiu acalmar os ânimos, e puniu os dois jogadores apenas com cartões amarelos.
O Juventude chegou com perigo aos 33 minutos: o meia Michel, da intermediária direita, cruzou para o atacante Dauri, que de calcanhar, passou para o centroavante Leonardo Manzi (ex-Inter), que, cara a cara com o goleiro Hiran, tocou para as redes. O árbitro, corretamente, anulou o gol, alegando impedimento de Leonardo Manzi.
O Inter, aos 38 minutos, deu o troco: no meio de campo, Lê desarmou o centroavante do Juventude e lançou a bola para Fábio Pinto. O atacante do Colorado avançou pela ponta direita, chutou, forte e rasteiro, e a bola passou rente à trave esquerda.
A segunda etapa começou mais equilibrada, com o time do Juventude mais agressivo que o Inter. O lateral-direito Ivo, aos 9', driblou o zagueiro Duílio, cruzou para o miolo da área, e Dauri, na risca da pequena área, falhou, perdendo uma chance clara de marcar o gol. Dauri desperdiçou outra oportunidade de marcar aos 18': o cabeça-de-área Sidnei cobrou um escanteio, do córrner esquerdo, a bola sobrou para o atacante do Juventude, que chutou por cima do travessão.
Os minutos passavam, e o nervosismo da equipe do Colorado aumentava. O técnico Cláudio Duarte, para melhorar a movimentação e o poder ofensivo do Inter, retirou Rochemback, que saiu vaiado, e colocou o meia Tim. Em um contragolpe, aos 25', Tim, que avançava pela intermediária direita, recebeu um passe de Fábio Pinto e chutou sobre Diego. Em seguida a essa jogada, Tim sentiu uma dor no joelho direito e foi substituído pelo atacante Beto.
O Inter insistia nos lances individuais de Fábio Pinto e nos cruzamento para área. A tensão era tanta, que Hiran foi para a área adversária tentar cabecear - em vão. Simon terminou o jogo, e o torcedor colorado, inconformado com o resultado, não perdoou o presidente Fernando Miranda: vaiou, xingou e pediu sua saída da direção do Inter.