Rio - O Cerro Porteño, do Paraguai, fechou a primeira fase da Libertadores com o melhor ataque da competição, totalizando 17 gols. A equipe do Nacional, do Uruguai, tem a defesa menos vazada, tendo sofrido apenas dois gols até agora. Três clubes empataram com o ataque mais fraco, sendo o Universitario, do Peru, o Sport Boys, também peruano, e o Táchira, da Venezuela, com dois gols cada. A defesa mais vazada é a do Sport Boys, com 17 gols sofridos.
Julio González, do Guarani (PAR), e Lopes, do Palmeiras, dividem a artilharia da competição, com seis gols, seguidos por Virgílio Ferreira, do Cerro Porteño, Martín Cardetti, do River Plate, e Geovanni, do Cruzeiro, com cinco gols. Carlos Juarez, do Emelec (EQU), e Nicolás Tagliani, do Cobreloa (CHI), dividem a terceira colocação, com quatro gols cada.
Com o fim da primeira fase, classificaram para a etapa seguinte o Rosario Central (ARG) e o Junior (COL), pelo Grupo 1; Palmeiras e Cerro Porteño, pelo Grupo 2; Nacional (URU) e Deportivo Concepción (CHI), pelo Grupo 3; Cruzeiro e Emelec, pelo Grupo 4; River Plate e El Nacional (EQU), pelo Grupo 5; Vasco e América de Cáli (COL), pelo Grupo 6; Cruz Azul (MEX) e São Caetano, pelo Grupo 7; e Boca Juniors e Cobreloa (CHI), pelo Grupo 8.
Segundo a Confederação Sul-Americana, as datas da próxima fase - oitavas-de-final -, serão 9 e 16 deste mês. Se enfrentarão, de acordo com a classificação, Cobreloa/CHI x Rosario Central/ARG; América Cali/COL x Nacional/URU; São Caetano/SP x Palmeiras/SP; El Nacional/EQU x Cruzeiro/MG; Emelec/EQU x River Plate/ARG; Cerro Porteño/PAR x Cruz Azul/MEX; Deportes Concepción/CHI x Vasco/RJ; e Junior/COL x Boca Juniors/ARG.
Os números da Libertadores até agora são:
- Ataque mais positivo: Cerro Porteño/PAR = 17 gols
- Defesa menos vazada: Nacional/URU = 02 gol
- Ataque menos positivo: Universitario/PER, Sport Boys/PER e
Táchira/VEN = 2 gols
- Defesa mais vazada: Sport Boys/PER = 17 gols.