São Paulo - Boavista e Porto continuam na briga pelo título do Campeonato Português. Com as vitórias das duas equipes no último fim de semana, a diferença entre o líder Boavista e o segundo colocado Porto permanece em quatro pontos (71 a 67). O Sporting, terceiro colocado, está com 59 pontos ganhos e não tem mais chances de conquistar o campeonato.
Faltam três rodadas para o fim da competição e o título pode ser decidido na última rodada, que será no dia 27, em um confronto direto entre as equipes, na cidade do Porto. Os dois times já estão garantidos na Liga dos Campeões 2001/2002.
No sábado, após a vitória sobre o fraco Gil Vicente por 2 a 0, o técnico do Boavista, Jaime Pacheco elogiou a disposição do time e disse que falta muito pouco para a conquista do título. Ele criticou a equipe adversária dizendo estranhar o empenho demonstrado pelo Gil Vicente na partida.
“Parecia que o Gil Vicente estava decidindo o campeonato conosco. No Estádio das Antas, o time jogou de saia e aqui teve uma atitude diferente”, afirmou, referindo-se ao jogo entre Porto e Gil Vicente, realizado no dia 9 de abril. Na ocasião, o Porto venceu por 2 a 0.
Alheios à polêmica, os jogadores do Porto fizeram a sua parte no domingo. A equipe viajou a Aveiro para golear o Beira-Mar por 3 a 0 e chegar aos 67 pontos ganhos. Fernando Santos, técnico do Porto, disse após a partida que torce por um tropeço do Boavista nas próximas rodadas. Se isso ocorrer e o Porto vencer seus próximos jogos, a equipe terá uma grande vantagem, pois disputará o título na última rodada e em casa, com o apoio da torcida.
“Seria mentiroso se viesse para aqui dizer que não queria que o Boavista perdesse antes de jogar contra o nosso time. Enquanto for matematicamente possível somos obrigados a acreditar e para isso temos de vencer todos os nossos jogos”, comentou o técnico.
Além do Campeonato Português, o Porto luta também pelo título da Taça de Portugal - a segunda competição mais importante do país. O time enfrentará na final o Marítimo, no dia 10 de junho.
O empate com o Belenenses (1 a 1) no sábado, terminou com as poucas esperanças do Sporting em conquistar o título da temporada. A equipe está com 59 pontos e tem praticamente garantida uma vaga na Copa da Uefa 2001/2002. Braga, Benfica, União de Leiria e Belensenses lutam pelas outras duas vagas portuguesas na Copa.
Na parte oposta da tabela, Estrela da Amadora e Aves já estão rebaixados. As duas equipes têm 18 pontos ganhos e podem atingir no máximo 27 - o Gil Vicente, antepenúltimo colocado, tem 28. O Gil Vicente luta com o Campomaiorense (29 pontos) e com o Vitória de Guimarães (30) para fugir da zona de rebaixamento. Na Segunda Divisão, os mais cotados para subir são Santa Clara, Varzim e Penafiel.