São Paulo – O pivô Dikembe Mutombo, do Philadelphia 76ers, foi homenageado com o “J. Walter Kennedy Citizenship Award” (prêmio de cidadania J. Walter Kennedy) de 2001, apresentado pela Associação Profissional de Escritores de Basquete. O prêmio é oferecido ao jogador que faz trabalhos comunitários de destaque.
Mutombo nasceu na República do Congo (Antigo Zaire) e criou naquele país a “Fundação Dikembe Mutombo”, que visa a providenciar assistência humanitária à sofrida população. O pivô viajou ao Congo muitas vezes enquanto ajudava na construção de um hospital de 300 leitos na capital, Kinshasa. Ele doou milhões de dólares para que a construção pudesse ser iniciada, além de materiais hospitalares e 40 camas para outros hospitais já existentes.
Outros jogadores nomeados foram: Sean Elliot, Steve Kerr e David Robinson, do San Antonio Spurs, Jim Jackson, do Cleveland Cavaliers, e Alonzo Mourning, do Miami Heat.
Já David Robinson, do San Antonio Spurs, recebeu o prêmio de melhor espírito esportivo (Sportsmanship Award). Robinson pediu que o prêmio de US$ 25 mil seja doado a Carver Academy, uma escola privada que se dedica a educar jovens de San Antonio com baixo poder aquisitivo.
Outros jogadores que também receberam votos foram Sam Perkins, de Indiana (20), Antawn Jamison, do Golden State Warriors (13), e Chris Whitney, de Washington (9).