Rio - A Federação Holandesa de Futebol pretende abrir uma investigação para apurar se os recentes casos de doping envolvendo jogadores do país foram causados por alimentos ou suprimentos nutricionais consumidos na concentração. A decisão foi tomada após o cabeça-de-área Edgar Davids, da Juventus, e o zagueiro Frank de Boer, do Barcelona, terem sido flagrados no exame antidoping com a substância nandrolona.
Antes mesmo de a investigação da Federação Holandesa começar, o médico da seleção Fritz Kessel descartou qualquer possibilidade de os casos de doping terem sido causados por alimentos.
“As substâncias encontradas nos exames não têm nada a ver com a comida. No entanto, os jogadores da seleção costumam consumir vitaminas quando estão concentrados há um certo tempo”, disse ele, que aconselhou que todos os jogadores da seleção holandesa sejam submetidos a exames para detectar a origem do problema.
Opinião parecida tem o atacante Marc Overmars, do Barcelona. “Todos os jogadores convocados para a seleção nesta temporada têm de ficar em estado de alerta. Eles não sabem que substância ingeriram e podem ser flagrados no antidoping.”