Rio - O piloto alemão Michael Schumacher, da Ferrari, conquistou a sua quinta pole no ano e a 37ª de sua carreira no treino deste sábado, que definiu o grid de largada para o GP da Áustria de Fórmula 1, com largada prevista para as 9h deste domingo.
Atrás do alemão, que conseguiu o tempo de 1min09s562, ficaram os pilotos da Williams, Juan Pablo Montoya e Ralf Shumacher, na segunda e terceira posições, respectivamente. O brasileiro Rubens Barrichello ficou em quarto.
Já as McLarens, que dominaram os treinos livres, não foram bem: David Coulthard ficou apenas na sétima colocação e Mika Hakkinen na oitava. Os brasileiros Enrique Bernoldi, Luciano Burti e Tarso Marques terminaram em 15º, 17º e 22º lugar, respectivamente.
Como a pista estava muito suja, os pilotos ficaram esperando os concorrentes entrarem primeiro para emborrachar o piso. Mas, como ninguém tomava a iniciativa, somente com quase 20 minutos de treino o primeiro piloto, que foi o brasileiro Enrique Bernoldi, finalmente entrou.
Mas o treino começou para valer somente nos últimos 30 minutos, quando os pilotos das principais equipes entraram na pista. E, logo na sua primeira volta, Barrichello conseguiu a ponta. Mas o seu companheiro de equipe, Michael Schumacher, conseguiu superar o brasileiro na sua segunda volta rápida, baixando mais de meio segundo o tempo de Rubinho, marcando o tempo da pole.
Faltando 22 minutos para o fim foi a vez dos pilotos da Williams ultrapassarem o tempo do brasileiro. Enquanto isso, as McLarens não conseguiam bons resultados. Na segunda volta de David Coulthard, o escocês conseguiu a oitava posição e, faltando apenas 11 minutos para o fim do treino, Coulthard ocupava apenas a nona posição e Mika Hakkinen a sétima.
A seis minutos do fim, Rubinho voltou para a pista e chegou a ficar abaixo do tempo de Schumacher nas duas primeiras parciais, mas acabou não conseguindo sair da quarta colocação.
VEJA TAMBÉM:
As fotos do treino oficial do GP da Áustria
O grid de largada para o GP da Áustria
Rubinho reclama de tráfego pelo quarto lugar
Burti fica decepcionado com o seu carro