São Paulo - O Vasco venceu o Casa Branca por 102 a 80, nesta sexta-feira, em São Januário, e continua com chances de terminar a primeira fase do Campeonato Nacional Masculino de Basquete em primeiro lugar. Para que isso aconteça, os vascaínos terão que derrotar o Franca, na última rodada, e torcer para que Botafogo e Uberlândia percam um de seus dois jogos.
Com Manteiguinha no lugar de Rogério, poupado com dores no joelho, o Vasco começou a partida com três armadores, o que tornou a equipe mais veloz. Mas a tática do técnico Hélio Rubens não funcionou tão bem no primeiro quarto e o Vasco venceu por apenas dois pontos: 29 a 27. No período seguinte o time voltou mais determinado e não demorou para os atuais campeões brasileiros deslancharem no placar, fechando o primeiro tempo com uma vitória de 54 a 40.
Conduzida por Helinho, cestinha da partida com 21 pontos, o Vasco aumentou a vantagem para 20 pontos no terceiro quarto: 75 a 55. Com a vitória praticamente garantida o técnico Hélio Rubens aproveitou para testar algumas variações táticas. O resultado deu certo e o time soube administrar a diferença até o fim da partida.
Depois do jogo, o treinador vascaíno elogiou a determinação dos jogadores que vêm de uma maratona de jogos:
”O time não relaxou em nenhum instante e isso foi o mais importante. Todos que entraram demonstraram muita vontade e acabamos conquistando um resultado que ainda nos mantém com chances de alcançar o primeiro lugar”, disse Hélio Rubens.