Rio - Começa nesta quarta-feira, no ginásio Poliesportivo Arthur Mendonça Chaves, em Poços de Caldas (MG), o Torneio Intercontinental Classificatório Mundial Juvenil Masculino 2001, que contará com a participação de sete equipes. Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Porto Rico e Estados Unidos irão brigar para garantir um lugar no Campeonato Mundial Juvenil, que acontece na Polônia, em agosto. Campeão e vice asseguram uma vaga na competição.
Mesmo com pouco tempo para treinamento, já que alguns jogadores que disputaram a Superliga, só se apresentaram na semana passada, o técnico da Seleção Brasileira, Marcos Lerbach, vê com bastante otimismo a atuação do grupo na nova temporada.
”Não podemos dizer que o time se encontra no melhor da forma física e técnica. Mas os jogadores estão conscientes e muito concentrados no objetivo da classificação", comentou o treinador.
Uma prova da determinação do time foi dada durante dois amistosos realizados neste final de semana contra a seleção argentina. Os brasileiros venceram os dois jogos por 3 a 0.
”Foi um boa apresentação. Ainda mais jogando contra a Argentina, que é nosso adversário direto nesse classificatório", avaliou o técnico, que confessa desconhecer dois dos times que o Brasil enfrentará.
”Não sabemos muito sobre os Estados Unidos e Porto Rico. Vamos traçar as estratégias no decorrer do campeonato", completou.
Lerbach acredita que a equipe brasileira conta com um ingrediente a mais para este ano.
”A maioria dos jogadores teve a oportunidade de participar da Superliga, o que não aconteceu no último ano. Com certeza, essa experiência trará uma postura diferente para dentro de quadra. Esse é um time mais maduro", declarou.
Na fase classificatória (de 16 a 18 de maio), os times serão divididos em dois grupos e jogarão entre si. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a semifinal e jogam de acordo com o sistema de cruzamento olímpico. A final e a disputa de terceiro lugar serão realizadas no próximo domingo.
Os participantes:
GRUPO A - Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Peru
GRUPO B - Argentina, Chile e Porto Rico