Rio - Se perguntar a qualquer torcedor pelas ruas de Dortmund se conhece o Liverpool, a resposta é rápida e certeira. Agora, sobre o outro finalista da Copa da Uefa na partida desta quarta-feira, o Alavés, ninguém nunca ouviu falar.
Talvez por esse desconhecimento o time espanhol passou um dia de cão na chegada à cidade. Depois de uma viagem que atrasou na hora de pousar por problemas no aeroporto alemão, o time foi para o hotel almoçar. Para espanto de todos, o segundo prato da refeição foi servido antes do primeiro. “Nem parece que estamos na Alemanha”, disse, irritado, o técnico Manuel Esnal.
Mas era só começo. Na hora do treino os jogadores foram levados para um campo com muita lama e buracos para todos os lados. Na pista de atletismo, alguns alemães faziam sua corrida da tarde normalmente, enquanto do outro lado uns atletas treinavam seu arremesso de martelo, prova olímpica, mas pouco compatível com o futebol. “Em Milão, passamos por situação pior e ganhamos. Não vamos ficar pensando em problemas justamente na final”, disse Esnal.