Rio - Cerca de 300 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes, começam a chegar nesta quarta-feira a Manaus, para a disputa do "41º Campeonato Sul-Americano Governo do Amazonas de Atletismo". A maioria dos representantes do Brasil deve desembarcar na cidade no começo da tarde, no vôo 2200 da Varig, procedente de São Paulo. A competição, que começa na sexta-feira e termina no domingo, contará com os principais atletas do continente. O torneio será realizado na pista da Vila Olímpica da capital amazonense, com provas pela manhã e à tarde, sempre com entrada livre para o público.
O vice-campeão mundial Sanderlei Parrela (400m) e a campeã pan-americana Maurren Higa Maggi (salto em distância) são algumas das estrelas da seleção nacional, que será comandada pelo técnico Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão. Sanderlei correu dez vezes a prova em menos de 45 segundos em sua carreira e Maurren lidera o ranking da temporada no salto em distância com 6,87 e nos 100m com barreiras, com 12.91. O uruguaio Heber Viera (100 e 200m), o venezuelano Ricardo Diez (salto com vara), a boliviana Geovana Irusta (marcha 20.000m), e Letitia Vriesde, do Suriname, nos 800m, são algumas das atrações que vêm do exterior.
Sanderlei está na cidade desde a semana passada, em treinamento especial com os demais atletas da equipe brasileira do revezamento 4 x 400m, em um camping dirigido pelo treinador Luiz Alberto de Oliveira. Na última segunda-feira chegaram os integrantes da equipe do 4 x 100m, com o técnico Jayme Netto Júnior. Com Jayme, vieram alguns dos vencedores do "Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo", disputado este mês no Rio de Janeiro, como Cláudio Roberto de Souza (100m) e André Domingos da Silva (200m). Cláudio derrotou o norte-americano Dennis Mitchell, homem que já correu os 100m em 9.91, enquanto que André superou Brian Lewis, também dos Estados Unidos, campeão olímpico e mundial do 4 x 100m.
O Campeonato Sul-Americano foi disputado pela primeira vez em 1919 em Montevidéu. O Brasil competiu pela primeira vez em 1931, em Buenos Aires. E a primeira vitória do time nacional aconteceu em São Paulo, em 1937. Esta é a terceira vez que Manaus realiza o Campeonato - antes, já havia sediado os torneios de 1991 e 1995. Desde 1974 o Brasil não perde o título por equipes.