Rio - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Olímpico do Estados Unidos (USOC) firmaram um convênio de parceira nesta terça-feira no Rio de Janeiro. O acordo prevê o intercâmbio de treinamento de atletas -- incluindo a utilização dos centros olímpicos norte-americanos -- capacitação de treinadores, procedimentos e pendências legais, assistência e desenvolvimento corporativo profissional e controle de doping.
<>Participaram da cerimônia no hotel Meridien, em Copacabana, a presidente do USOC, Sandra Baldwin, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman e o ministro dos Esportes, Carlos Melles.
A parceira entra em vigor a partir desta terça-feira e vai até 31 de dezembro deste ano, com possibilidade de renovação.
Baldwin confirmou que este é o primeiro contrato de parceria assinado pelo comitê norte-americano.
``Até então eram convênios apenas de cooperação'', afirmou a presidente do comitê dos EUA. ``O Brasil é um dos países mais fortes em termos de esportes das Américas, por isso este acordo é muito importante para os Estados Unidos'', completou.
Nuzman comemorou o acordo e afirmou que ainda não tem a definição de qual a primeira delegação a viajar para os EUA. Ele vai solicitar às confederações que preparem planos para os próximos meses.
``É um privilégio para COB ser o primeiro comitê do mundo a assinar um contrato de parceria. Isso significa que o EUA estão colocando tudo a disposição do Brasil'', disse.
Questionado sobre no que o Brasil poderá ajudar os norte-americanos, Nuzman respondeu que eles desejam aumentar o intercâmbio principalmente no futebol masculino, vôlei e vôlei de praia.