Rio - Com a garantia de geradores de energia nos ginásios, três partidas darão início nesta quinta-feira às quartas-de-final do Nacional Masculino de Basquete a partir das 20h.
No ginásio do Tijuca, o Botafogo, que terminou a fase de classificação em primeiro lugar, enfrenta o Fluminense, oitavo colocado, no único clássico carioca da segunda etapa da competição.
“Botafogo e Fluminense sempre fazem jogos emocionantes. Precisamos estar atentos para esta partida. O time tricolor está motivado com a classificação e muito disposto a superar mais este degrau. Serão confrontos de igual para igual e o público carioca verá ótimos espetáculos de basquete”, afirmou o técnico botafoguense, Emmanuel Bonfim.
No Fluminense, a ordem é manter a tranqüilidade. “Começa agora outra competição. Quem perder três vezes está fora, o que aumenta muito a pressão sobre a equipe. Precisamos manter a cabeça fria para podermos aplicar em quadra o que treinamos. Nos últimos jogos do returno, fizemos apresentações irregulares. Acredito que entraremos em quadra bem melhor. O Botafogo tem um grande conjunto, além do Marcelinho que desequilibra qualquer partida. Não será fácil superá-los, mas temos confiança no nosso potencial”, acredita o treinador Alberto Bial.
O Vasco também estará em ação nesta quinta-feira, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Depois de encerrar a primeira fase com uma derrota para o Franca, o time de São Januário, terceiro colocado, tentará se recuperar enfrentando a equipe da casa, que ficou com a sexta posição.
“Estamos muito confiantes. Alcançamos o primeiro objetivo, que era ficar entre os três primeiros. Além disso, superamos dificuldades com as saídas de atletas (Vargas e Charles Byrd) e uma série de contusões. Ainda não podemos contar com o Jefferson, mas o Aylton está voltando. Isso tudo nos motiva para fazermos grandes partidas e chegarmos à semifinal”, declarou técnico Hélio Rubens.
Para o treinador do Bauru, Guerrinha, alcançar as quartas-de-final já foi uma vitória. Para este primeiro confronto, ele não poderá contar com três jogadores importantes: Marlon, Michel e Kell. “O Vasco é o favorito absoluto, pois tem um grande elenco, em qualidade e quantidade de atletas. Pelas dificuldades que tivemos na fase de classificação, com a maioria dos jogadores machucados, estar nos playoffs já é um grande lucro. Essa superação que demonstramos é que nos dá força para essa nova fase. Vamos buscar jogar de igual para igual e fazer o melhor possível”.
O terceiro confronto do dia será entre Uberlândia, quinto na fase de classificação, e Ribeirão Preto, quarto. “A nossa estréia será extremamente difícil, porque além do Savoy e do Paulão ainda estarem sem ritmo de jogo, não teremos o Everaldo. O Ribeirão é um time jovem, que corre demais e com certeza nos dará bastante trabalho”, comentou o técnico mineiro, Miguel Ângelo da Luz.
Para tentar a vaga nas semifinais, o time de Ribeirão Preto está passando por um intenso trabalho psicológico, comandado pelo treinador Lula Ferreira. “Estou muito satisfeito com o desempenho do meu time e principalmente com a evolução que os jogadores apresentaram na primeira fase, mas a boa campanha já é passado e o campeonato recomeça agora. Em um playoff, o lado emocional é fundamental para um bom jogo. Por isso, estamos promovendo uma forte preparação psicológico com os atletas, que já estão se mostrando mais maduros para enfrentar a pressão. Vamos à Uberlândia fazer um belo espetáculo e buscar uma vitória”, prometeu o técnico.
O primeiro confronto entre Flamengo (7º) e Franca (2º), será realizado nesta sexta-feira, às 21h, no Tijuca. As quartas-de-final serão disputadas em melhor de cinco partidas.