Luxa tenta entrar no trio de maiores vencedores do Paulista
Sábado, 19 Maio de 2001, 13h41
Atualizada: Sábado, 19 Maio de 2001, 21h43
Se o Corinthians passar pelo Botafogo, o treinador vai obter a sua quinta conquista na competição
Rogério Lorenzoni/Terra |
 |
O técnico corintiano Luxemburgo, que pode conquistar o seu quinto Paulistão |
Sérgio Roxo
São Paulo – Wanderley Luxemburgo está a dois empates de se isolar como o terceiro técnico que mais venceu o Campeonato Paulista na era profissional (iniciada em 33). Caso o Corinthians fature a competição em cima do Botafogo-SP na decisão que se inicia no domingo, o treinador chegará a sua quinta conquista.
A marca pode ser alcançada sete meses depois que o técnico foi demitido da Seleção Brasileira, após o fracasso nas quartas-de-final da OlimpÃada de Sydney. Em seguida, foram quatro meses de desemprego até que surgiu o convite do Corinthians, no começo de fevereiro. Na época, a equipe tinha duas derrotas e um empate no Paulista. A recuperação, que pode culminar com a conquista do tÃtulo, foi iniciada na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1 na rodada seguinte em 11 de fevereiro.
Segundo levantamento feito pelo Terra Esportes, Luxemburgo já divide o posto de terceiro maior vencedor do Paulista com Del Debbio, campeão em 38 e 39 pelo Corinthians e em 41 e 42 pelo Palmeiras. O tÃtulo de 2001 o deixaria atrás apenas de Lula, técnico oito vezes (55, 56, 58, 60, 61, 62, 64 e 65) campeão pelo Santos (seis na era Pelé), e Osvaldo Brandão, que tem sete conquistas por Corinthians (54 e 77), Palmeiras (47, 59, 72 e 74) e São Paulo (71).
O atual treinador corintiano levantou a sua primeira taça de campeão paulista em 90, quando comandava o Bragantino. Em 93, tirou o Palmeiras da fila de 16 anos sem tÃtulos. No ano seguinte, levou a equipe do Parque Antarctica ao bicampeonato. Voltou ao Palmeiras em 96 para mais uma vez dar um tÃtulo estadual para a equipe.
Luxemburgo já teve a chance de atingir a marca de cinco conquistas em 98, quando, pelo Corinthians, caiu na final contra o São Paulo, de Nelsinho Baptista. Entre os técnicos em atividade, os únicos que conquistaram mais de um Paulista são o próprio Nelsinho (além do tÃtulo de 98, foi campeão em 97 pelo Corinthians) e Cilinho, que faturou a taça em 85 e 87 no comando o São Paulo.
VEJA TAMBÉM
Técnico corintiano briga para se igualar a Osvaldo Brandão
Lori Sandri pode conseguir feito com campeão `caipira´
Luxemburgo diz que iria oferecer ponto eletrônico a adversário
Botafogo-SP tenta inverter vantagem do Corinthians
Redação Terra
Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal
|