São Paulo - Sem o atacante Romário, Viola e Juninho Paulista trataram de marcar na vitória do Vasco por 2 a 1, de virada, em cima do Flamengo neste domingo, no Maracanã, pela primeira partida da final do Campeonato Carioca.
Com a vitória, os vascaínos podem perder por até um gol de diferença para conquistar o título e barrar o tri do rival. A próxima partida será domingo, no Maracanã.
O atacante Romário, depois de todo o suspense durante a semana, não jogou por causa de um edema na perna e foi substituído por Viola. Pelo Flamengo, as duas dúvidas Gamarra e Beto entraram em campo, mas o zagueiro saiu logo no começo do jogo. Fernando entrou em seu lugar.
O primeiro tempo foi muito corrido, mas sem criatividade. O Flamengo teve uma pequena superioridade, com boas tabelas entre Beto, Reinaldo, Petkovic, Reinaldo e Edílson. Pelo Vasco, o jogador mais perigoso era Euller.
A primeira boa chance aconteceu aos 4min, quando a zaga do Fla falhou e Viola recebeu livre na área. Ele bateu por cima do gol. Aos 17min, Petkovic recebeu quase na pequena área, mas perdeu o domínio da bola e tentou cavar o pênalti. O juiz não caiu.
Dois minutos depois, Cássio recebeu de Reinaldo na esquerda, ganhou de Maricá e invadiu a área com facilidade. Na conclusão, chutou para fora. Aos 40min aconteceu a melhor chance do Vasco. Na cobrança de escanteio a bola sobrou para Jorginho Paulista, que tocou para Viola. Fernando, de carrinho, salvou.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com vontade de marcar. Logo aos 5min, Alessandro ganhou de Jorginho Paulista e invadiu a área sozinho. Ele tentou de cobertura, a bola bateu no travessão. A partir daí, Edílson chamou a responsabilidade. Aos 11min, o Capetinha tocou para Reinaldo, que bateu colocado. Hélton espalmou, fazendo grande defesa. Três minutos depois, o goleiro vascaíno não teve como evitar. Edílson cruzou da direita, Petkovic pegou de primeira e mandou para as redes.
Aos 28min, o técnico vascaíno Joel Santana colocou Jorginho e Dedé nos lugares de Maricá e Pedrinho. A equipe de São Januário foi para cima e chegou ao empate aos 31min. Euller foi derrubado na área por Juan, Viola bateu e marcou. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e foi expulso.
O técnico Zagallo quis aproveitar a vantagem de um jogador e colocou o atacante Roma no lugar do lateral-esquerdo Cássio. Mas foi o Vasco que marcou. Aos 43min, Juninho Paulista cobrou falta sofrida por Euller, a bola desviou, Júlio César ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.