Rio - O Washington Wizards teve a terceira pior campanha da NBA na temporada 2000-2001, a pior da Divisão do Atlântico, mas ganhou o direito de escolher o primeiro jogador do draft, a seleção de jogadores de times universitários, que serão contratados para jogar nos times profissionais da NBA. As 15 equipes de pior campanha, ou seja, que não passaram para os playoffs, têm o direito de escolha e vão estudar as opções entre os 15 primeiros colocados entre os jogadores universitários.
O time do Wizards, que tem como sócio-proprietário o astro Michael Jordan, ganhou na loteria do draft e deixou para trás os outros dois times de pior campanha: Chicago Bulls e Golden State Warriors que estão, respectivamente, na quarta e na quinta posição da fila. Los Angeles Clippers e Atlanta Hawks tiveram sorte na loteria do draft e se infiltraram entre os três times de pior campanha (Bulls, Warriors e Wizards), ficando com segunda e terceira colocações, respectivamente.
A escolha dos jogadores acontece no draft do dia 27 de junho. O time de Washington, que está realizando um processo de reformulação, chefiado pelo cartola Michael Jordan, escolherá primeiro e, como não poderia deixar de ser, o maior jogador de todos os tempos será o responsável pela decisão final sobre a escolha do jogador universitário.
Esta é a relação dos 15 primeiros do draft:
1 - Washington Wizards
2 - Los Angeles Clippers
3 - Atlanta Hawks
4 - Chicago Bulls
5 - Golden State Warriors
6 - Vancouver Grizzlies
7 - New Jersey Nets
8 - Cleveland Cavaliers
9 - Detroit Piston
10 - Boston Celtics
11. Denver Nuggets
12. Seattle Supersonics
13. Houston Rockets
14. Indiana Pacers
15. Orlando Magics