Rio - A conquista do Aberto de Roma, primeiro título de Jelena Dokic na WTA Tour, reabriu algumas antigas feridas sobre sua troca de nacionalidade. Ela, que nasceu na Iugoslávia, chegou a se naturalizar australiana, chegando a representar o país da Oceania como jogadora profissional durante sete anos. Porém, Dokic resolveu voltar a representar sua pátria natal e deixou a Austrália para trás, voltando a adotar a nacionalidade iugoslava.
A notícia da conquista de Dokic foi tratada com indiferença na Austrália. No entanto, seus fãs australianos ainda têm esperanças de que ela volte a jogar pelo país, já que ela ainda possui passaporte australiano.
A capitã da equipe australiana na Federations Cup, Lesley Bowrey, não está sonhando com uma volta de Dokic. Bowrey, que foi técnica da campeã de Roma nos sete anos em que ela representou a Austrália, afirma que vai tentar, mais uma vez, pedir que Dokic volte a integrar a equipe australiana, já na segunda rodada da Federations Cup, em julho, contra a Suiça, mas deixa escapar sua opinião a respeito do assunto: de que vai ser uma tentativa em vão.
Dokic, por sua vez, não dá uma ponta sequer de esperanças aos fãs australianos. Segundo ela, a Austrália não é mais assunto dela, é a última coisa que passa por sua cabeça.