Londres - Pela primeira vez nos 46 anos de história da Liga dos Campeões, dois perdedores de anos anteriores decidirão o maior torneio da Europa, quando o Bayern de Munique enfrentará o Valencia na quarta-feira, em Milão.
O Bayern perdeu por 2 a 1 para o Manchester United dois anos atrás, levando dois gols no final do jogo, em uma das finais mais emocionantes da competição.
No ano passado, em Paris, foi a vez do Valencia perder a taça, quando foi goleado pelo Real Madrid por 3 a 0.
``Perder aquele jogo para o Manchester foi a coisa mais traumatizante do mundo'', disse o zagueiro do Bayern Sammy Kufour. ''Acho que o clube levou uns três meses para superar isso''.
O meio-campista Jens Jeremies, contundido, deve dar lugar ao jovem Owen Hargreaves. O capitão Stefan Effenberg, que não jogou a segunda partida da semifinal por estar suspenso, deve voltar à equipe.
O Valencia não quer repetir os mesmos erros do ano passado, quando foi facilmente batido pelo Real Madrid.
``Paris nos deu experiência'', disse o zagueiro Mauricio Pellegrino. ``Entraremos em campo bem mais calmos do que da última vez''.
O técnico do Valencia, Hector Cuper, não quis dar a escalação de seu time para a final. A principal dúvida é no meio-campo. Não se sabe se Cuper começará o jogo com o jovem e talentoso argentino Pablo Aimar, ou se vai optar pela experiência do francês Didier Deschamps, ou de Miguel Angel Angulo.