São Paulo - Vasco, Franca e Ribeirão Preto podem conquistar nesta terça-feira a vaga para as semifinais do Nacional Masculino de Basquete. As três equipes lideram suas séries por 2 a 0 e só precisam de mais uma vitória para avançarem no campeonato. A rodada será aberta às 20h, com o confronto entre Vasco e Bauru, no Ginásio do Tijuca, no Rio.
“O time cresceu durante a competição e acertou muito bem a defesa, que é o nosso ponto forte. Além disso, pela primeira vez neste Nacional, estamos com todo o grupo em condições de jogo. Esta terceira partida será difícil, mas teremos a vantagem de jogar em casa. Vamos batalhar pela vitória e esperar o próximo adversário”, afirmou o armador Helinho.
Ao contrário da equipe carioca, o Bauru terá desfalques importantes. Michel, Anderson e Vanderlei estão contundidos e não devem atuar.
“Não interessa a situação em que estamos. Temos sempre de entrar em quadra para vencer e é isso que vamos fazer contra o Vasco. Ainda não encontramos nosso melhor jogo. Precisamos acertar nossa defesa e desperdiçar menos ataques”, analisou o pivô Brasília, do Bauru.
No Ginásio Pedrocão, também às 20h, o Franca recebe o Flamengo. Para o armador Valtinho, o momento é de concentração.
“Nosso time está jogando com muita vontade. Estamos desarticulando a defesa do Flamengo com um eficiente contra-ataque, que vem sendo a nossa grande arma. Vamos jogar para vencer. Agora é a hora de repensar erros e acertos, pois o adversário é o Flamengo, que sempre pode surpreender.
No Rubro-Negro, a ordem é evitar o clima de desespero.
“Agora é vida ou morte para o Flamengo. Temos de usar toda a nossa experiência para não jogarmos com afobação. Está faltando serenidade ao time. Mas vamos partir com muito empenho para alcançarmos a primeira vitória na série”, comentou o ala Caio Cazziolato.
Às 21h, Ribeirão Preto e Uberlândia se enfrentam no Ginásio Cava do Bosque.
“Perdemos o título brasileiro de 1998 quando Franca virou em 3 a 2 na final. Isso prova que não podemos vacilar em nenhum momento - lembrou - o ala Renato, do Ribeirão.
Segundo o ala/pivô Cruxem, a falta de regularidade é o principal problema que o Uberlândia na série.
“Começamos jogando bem, mas erramos bolas decisivas. Temos de manter a tranqüilidade para reverter a situação, provocando a quarta partida”, ponderou.