Rio - Os tradicionais laços de amizade que unem o Vasco da Gama a Portugal vão estar ainda mais atados durante o Troféu Brasil de Natação, de quarta-feira a domingo, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Complexo do Maracanã. Em busca do tricampeonato, o clube carioca contará com dois dos principais nadadores portugueses: Nuno Laurentino, que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta (96) e Sydney (2000), e Ana Rita Catarino.
Recordista português em seis provas (50, 100 e 200m costas, 50 e 100m borboleta e 200m medley), Nuno Laurentino é um dos principais nomes da natação de seu país. Além da participação em duas Olimpíadas, ele pode-se orgulhar de ter conquistado o sexto lugar no Campeonato Mundial de Hong Kong nos 50m costas e o quinto no Campeonato Europeu de Piscina Curta em 2000, na mesma prova. No Rio, vai nadar os 50 e 100m costas, os 50 borboleta e os 200m medley.
Ana Rita, por seu lado, aparece como uma das revelações da natação portuguesa. Aos 17 anos, ela é campeã de seu país tanto individualmente quanto por equipes, além de estar a dois centésimos do recorde nacional nos 50m peito. Inscrita para defender o Vasco nos 50, 100 e 200m peito no Troféu Brasil, a nadadora traz também em seu currículo a classificação para a final do Campeonato Europeu Júnior.
Os dois nadadores portugueses vão reforçar a equipe que conta com Gustavo Borges, Edvaldo Valério, Carlos Jayme, César Quintaes, Luiz Lima, Eduardo Fischer e Fabíola Molina, todos representantes brasileiros em Sydney.
O Vasco, aliás, entra na competição praticamente com sua força máxima. Entre os nadadores olímpicos do clube, o único que não disputará o Troféu Brasil é Leonardo Costa, que lesionou o braço num tombo que sofreu após um treinamento nos Estados Unidos.