Rio - Bayern de Munique e Valencia lutam nesta quarta-feira, às 15h45min (de Brasília), em Milão, para conquistar um título que não quis saber deles nos dois últimos anos. É a última chance de uma boa geração alemã e a segunda vez seguida dos espanhóis.
Élber, Paulo Sergio e Fábio Aurélio representam o Brasil nesta grande final do futebol europeu. No entanto, apenas o primeiro começa jogando esta tarde, defendendo a equipe alemã.
Bayern e Valencia são os dois últimos vices da maior competição européia. Para os alemães do Bayern (e isso inclui os brasileiros Élber e Paulo Sérgio), é a segunda chance de uma geração talentosa e que construiu uma equipe das mais fortes da Europa. Mas toda essa fortaleza não foi suficiente para conquistar o título há dois anos na final de Barcelona.
Dois gols dos ingleses do Manchester, nos acréscimos, fez o título mudar de mãos em um sopro. "Este ano deixamos tudo de lado para conquistar apenas a Liga", disse o lateral-esquerdo Lizarazu.
Mesmo assim, o time, aos trancos e barrancos, conquistou o tricampeonato alemão no último fim de semana. O Valencia foi vice em 2000, na final realizada em Paris. Perdeu para o
Real Madrid, que fez uma partida espetacular e conquistou sua oitava Liga dos Campeões.
"Chegamos em Paris como favoritos e ficamos deslumbrados com a festa da final, com o público, com o hino e perdemos a chance de saírmos campeões. Esse ano vamos para jogar futebol", disse o goleiro Cañizares, um dos destaques da equipe na temporada.
O duelo está montado e os comandantes prontos para a batalha. Ottmar Hitzfeld estava sentado no banco quando sua equipe perdeu para o Manchester. O argentino Héctor Cúper também viu o Real Madrid vencer.