CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bayern de Munique conquista a Copa dos Campeões
Quarta-feira, 23 Maio de 2001, 18h39
Atualizada: Quarta-feira, 23 Maio de 2001, 20h43

São Paulo – Após uma emocionante decisão por pênaltis, o Bayern de Munique conquistou a Copa dos Campeões da Europa, nesta quarta-feira, em Milão, ao vencer o Valencia por 5 a 4. O tempo regulamentar da partida e os 30 minutos de prorrogação terminaram empatados por 1 a 1. O goleiro Kahn, do Bayern, foi o grande destaque da decisão, ao defender três cobranças de pênaltis. Ele salvou a pele do brasileiro Paulo Sérgio, que perdera um pênalti. Kahn, aliás, foi escolhido o melhor em campo e recebeu o prêmio das mãos de Pelé.

Os brasileiros Élber e Paulo Sérgio defendem a equipe alemã. Élber foi substituído na prorrogação, mesma etapa da partida na qual Paulo Sérgio entrou em campo. O brasileiro Fábio Aurélio defende o Vaçlencia, mas ficou no banco de reservas.

A final desta edição da Copa marcava o encontro entre os dois último vice-campeões. O Bayern perdeu para o Manchester United em 1999, e o Valencia, para o Real Madrid, no ano 2000.

A partida foi disputada no Estádio Giuseppe Meaza, em Milão, Itália.

No tempo regulamentar, pênaltis “precoces” determinaram o rumo do jogo. Aos 2 minutos do primeiro tempo, Mendieta converteu a cobrança e abriu o placar para o Valencia. Quatro minutos depois, Scholl cobrou mal uma penalidade e Cañizares defendeu com os pés, evitando o empate do Bayern. Aos 5 da segunda etapa, porém, foi a vez de Effenberg cobrar com categoria e empatar a partida.

O primeiro tempo foi amplamente dominado pelo Bayern de Munique, que precisou ir ao ataque após levar o precoce gol de pênalti. A situação se complicou ainda mais para a equipe alemã quando, aos 6 minutos, Scholl desperdiçou uma penalidade cobrando sobre o goleiro Cañizares.

Insistindo em descidas pela esquerda, o Bayern não utilizava o atacante brasileiro Élber, e a estrela de Effenberg não brilhava. Resultado: o Valencia agradecia e levava perigo nos contra-ataques.

Já no início do segundo tempo a situação se reverteu, e uma nova marcação polêmica do árbitro holandês Jol Dick favoreceu o Bayern. O juiz marcou toque de mão de Mendieta, e, aos 5 minutos, Effenberg cobrou para empatar. O melhor futebol do Bayern ficou então mais evidente, e os alemães passaram a dominar a partida.

Com muitos toques de meio-campo, a emoção ficou para os minutos finais. Aos 39 minutos, Zahovic dominou na pequena área e Kahn saiu do gol para evitar o gol do Valencia. Aos 47, Janckle chutou por cima do gol, mas a bola saiu raspando o travessão de Cañizares.

Com o apitos do juiz, os milhares de espanhóis e alemães que invadiram Milão ficaram com o coração na boca: era o anúncio da prorrogação com morte súbita.

Durante os 30 minutos de sufoco, as duas equipes pouco arriscaram, e nas poucas vezes que o fizeram os goleiros Kahn, do Bayern, e Cañizares, do Valencia, garantiram o 1 a 1 até a decisão por pênaltis.



Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa dos Campeões
Torcedor do Valencia é preso por agressão
Sem álcool, torcedores deixam Milão em paz
São Raimundo decide seletiva em casa
Terra Esportes acompanha ao vivo os jogos desta ‘superquarta’
Veja lista completa
Futebol europeu
Torcedor do Valencia é preso por agressão
Sem álcool, torcedores deixam Milão em paz
Lyon quer levar Juninho Pernambucano
Porto vence o Estrela Amadora e consolida vice-campeonato
Veja lista completa
Estrangeiros
Élber fica no Bayern até 2004
Rivaldo paga multa de US$ 772 na Espanha
Cafu marca, e Roma fica perto do título
Antonio Carlos deve renovar com a Roma
Veja lista completa