São Paulo – O novo aparelho aerodinâmico usado pelas equipes Arrows e Jordan na parte dianteira de seus carros no Grande Prêmio de Mônaco podem ser perigosos e não serão permitidos, informou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na quinta-feira.
Jo Bauer, representante técnico da FIA, disse que examinou os aparelhos utilizados pelas duas equipes nos treinos livres de quinta-feira e concluiu que eles vão contra o regulamento. ``Acredito que a composição é perigosa, como descreve o artigo 2.3 do regulamento técnico de Fórmula 1 de 2001'', disse Bauer em comunicado.
Os organizadores da prova aceitaram o relatório de Bauer e declararam que os carros que utilizarem o sistema serão excluídos. O treino classificatório para a corrida de domingo acontece no sábado às 8h (horário de Brasília). As equipes podem recorrer da decisão.
A Arrows usou no treino livre desta quinta-feira em Mônaco uma asa na frente do carro posicionada verticalmente. A Jordan treinou com um aparelho semelhante, situado na frente do piloto. Segundo o piloto da Arrows Jos Verstappen, o aparelho é positivo na performance do carro.
``Você pode ver muito bem, não atrapalha a visão e é bom'', disse Verstappen.