Rio - Cerca de 1.300 atletas vão participar neste final de semana do Campeonato Carioca de judô, no ginásio do Olaria. A competição soma pontos para o ranking estadual de 2001, cuja liderança, até o momento, é da Associação Liju, com 81 pontos, que não participará do Carioca por ser uma agremiação da Baixada Fluminense. O segundo e terceiro colocados são, respectivamente, Gama Filho, com 75 pontos, e Vasco da Gama, com 73.
As lutas do Campeonato Carioca começam sábado, às 9h, com as classes juvenil masculino e feminino. Os principais combates acontecerão domingo, às 10h, quando estarão em ação os judocas faixas pretas.
O destaque será a participação do campeão olímpico (Seul/88) Aurélio Miguel, que está inscrito e já confirmou que defenderá o Flamengo na categoria pesado.
Outros nomes de destaque são os dos vascaínos Fabiane Hukuda (meio-leve) e Sebástian Pereira (leve), dois dos quatro judocas do Rio de Janeiro que representarão o país no Campeonato Mundial Sênior de Munique, em julho; e dos rubro-negros Márcio Varejão (leve) e Flávio Canto (meio-médio).
E função do racionamento de energia proposto pelo Governo Federal, as lutas das classes master, super master e sênior branca a verde (masculino e feminino) sofreram alterações de horário para que todos os confrontos estejam encerrados às 18h, nos dois dias da competição.