Rio - Depois de garantir o índice nos 200m livre para o Mundial de Fukuoka no primeiro dia de disputa (quarta-feira) do Troféu Brasil de Natação, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Complexo do Maracanã, o nadador vascaíno Gustavo Borges entrou na briga por uma das duas vagas para os 50m livre.
Nas eliminatórias disputadas na tarde desta sexta-feira, o atleta alcançou o índice para a competição japonesa (22s88) com o tempo de 22s84, apenas dois centésimos mais lento do que o rival Nicolas dos Santos, do Flamengo. Outro vascaíno, Edvaldo Valério, que fez 22s69 no 4x50m e por isso abriu mão de participar da prova individual, tem até o momento a primeira vaga.
Recordista de medalhas olímpicas pelo Brasil (quatro), Gustavo Borges terá outra oportunidade de obter a vaga nas finais que serão disputadas na manhã deste sábado, penúltimo dia de competição. Especialista nos 100m e 200m, o nadador de São Januário não está muito preocupado com o resultado:
“Essa não é minha prova específica. Não adianta forçar o ritmo desde o início que o tempo cairá. Tentarei encaixar o meu estilo dos 100 metros dentro dos 50. O que vier agora é festa”, comentou o medalhista de bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sydney.
Edvaldo Valério, que estabeleceu 22s69 na abertura da equipe A do revezamento 4x50m, estava mais aliviado. Pelo regulamento da competilção, as marcas obtidas pelos atletas na abertura de revezamento só valem para índice se o nadador abrir mão de participar da disputa individual da prova. "Bala" acha que tomou a decisão certa de não participar das eliminatórias.