Rio - A hegemonia dos rivais Vasco e Flamengo no Estadual continua. Pela terceira vez consecutiva e 13ª na história da competição, os dois times decidirão qual levará o título, neste domingo, às 15h, no Maracanã. A vantagem é da equipe vascaína, que venceu a primeira partida por 2 a 1 e, por ter conquistado a Taça Rio, poderá até perder por um gol de diferença para ficar com o campeonato.
E o Vasco não quer perder esta oportunidade de recuperar o título, que esteve em suas mãos nas duas últimas competições. Nelas, a exemplo deste ano, a equipe entrou para decidir o campeonato com a vantagem de dois empates. Mas um gol de Rodrigo Mendes, de falta, em 1999, tirou dos vascaínos a chance de conquistar o bicampeonato. No ano seguinte, a equipe praticamente deu de mão beijada o título para o rival, com a derrota de 3 a 0 logo no primeiro confronto. Um duplo vice-campeonato que ainda amarga em São Januário.
Mas nem só de desilusão vive o torcedor vascaíno quando o assunto é decisão contra o arqui-rival. O histórico gol do lateral-direito Cocada, em 88, no final da partida, determinou o bicampeonato do Vasco, que venceu por 1 a 0 o Flamengo, repetindo a façanha do ano anterior, quando a equipe conquistara o título também em cima do adversário, com um gol do ex-rubro-negro Tita.
A final de 88 marcou o último título do Vasco sobre o Flamengo, que luta pelo quarto tricampeonato estadual de sua história. O Rubro-Negro foi tri em 42-43-44, 53-54-55 e 78-79 (especial)-79 e terá uma dura missão no clássico. Além da necessidade de vencer por uma diferença de dois gols, a comissão técnica teve trabalho redobrado, principalmente após a eliminação na Copa do Brasil, em casa, para o Coritiba.
Outro aspecto importante estará em jogo: a artilharia do Estadual. O atacante rubro-negro, Edílson, lidera com 14 gols, um a mais que Romário. O Baixinho passou a semana inteira se recuperando da lesão na batata da perna direita e se diz pronto para retornar ao time, embora não tenha treinado no último coletivo antes do clássico. A sua ausência foi bastante sentida na derrota em casa para o Boca Juniors (1 a 0), pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. O técnico Joel Santana ainda não decidiu se manterá Maricá, que pode dar lugar a Jorginho na lateral direita. Já o Flamengo terá o desfalque do zagueiro Gamarra, que saiu do primeiro confronto com um estiramento muscular na coxa esquerda.
Vasco e Flamengo já decidiram o Estadual em 12 oportunidades. A vantagem é rubro-negra, com sete vitórias (44, 74, 78, 81, 86, 99 e 2000) contra cinco dos vascaínos (58, 77, 82, 87 e 88).