São Paulo - O Ribeirão Preto recebe nesta segunda-feira o Botafogo, na abertura da fase semifinal (em melhor de cinco jogos) do Campeonato Nacional de Basquete Masculino. A partida será realizada no ginásio Cava do Bosque, às 20h30. Nas quartas-de-final, a equipe paulista eliminou o Uberlândia por 3 a 0, enquanto o clube carioca desclassificou o Fluminense, pelo mesmo placar.
Na fase de classificação, o Botafogo terminou em primeiro lugar, com 23 vitórias e 7 derrotas, e o Ribeirão Preto foi o quarto colocado, com 21 vitórias e 9 derrotas. Nas duas vezes que se enfrentaram no Nacional, o time de São Paulo levou a melhor: 95 a 92 (turno, no Rio) e 113 a 98 (returno, em Ribeirão).
“Agora nosso objetivo é o título. Mas para chegarmos lá é preciso vencer três partidas contra o Botafogo. Estamos muito concentrados para essa semifinal, treinamos em ritmo forte, especialmente a defesa, para tentar anular o eficiente ataque do Botafogo. A equipe carioca vem de uma campanha extraordinária e conta com um grande conjunto, mais o Marcelinho, que é um jogador fora da média e que desequilibra qualquer partida. Contra um time homogêneo e ofensivo como esse, só vencemos se marcarmos muito bem - disse o técnico do Ribeirão Preto, Lula Ferreira.
Já o treinador do Botafogo, Emanuel Bonfim acredita que o equilíbrio emocional será fundamental para se chegar à decisão:
“O Botafogo tem que continuar jogando bem. Manter o equilíbrio é o mais importante na fase semifinal. Além disso, os jogadores estão conscientes de que precisam atuar de forma solidária, tanto na defesa como no ataque. Nessa primeira partida, estamos em desvantagem. O jogo é na casa do adversário e a torcida de Ribeirão Preto é muito forte. Mas estou tranqüilo porque o Botafogo é um time muito difícil de ser vencido.
A outra semifinal, entre Vasco da Gama e Franca, começa na quinta-feira, às 20:30 horas, no ginásio do Tijuca.