Rio - O iatista brasileiro Robert Scheidt terminou em terceiro lugar na classificação geral da Semana de Vela de Spa com 142 pontos, em Medenblik, na Holanda. O campeão foi o sueco Daniel Birgmark (162 pontos), seguido pelo norueguês Peer Moberg, com 155 pontos.
A competição terminou neste domingo e, desde quarta-feira, primeiro dia do evento, foram realizadas 13 regatas. Com o resultado, Robert deu adeus ao tetracampeonato na Classe Laser em Spa. Numa avaliação geral, Robert Scheidt analisa que faltou sorte na Europa.
"Eu não podia fazer muita coisa neste último dia de regata. Só me restava proteger o terceiro lugar na classificação geral. O importante é que estou no pódio", analisou o brasileiro, que na semana passada já havia conquistado o tricampeonato numa outra competição, a Semana de Vela da Holanda.
Mas segurar a posição em Spa não foi tarefa fácil para o brasileiro. Neste domingo, na primeira bóia do circuito, Robert Scheidt bateu no barco do inglês Paul Goodison e sofreu uma penalização, sendo obrigado a dar duas voltas com seu Laser, o chamado 720 graus.
Robert Scheidt chegará ao Brasil nesta segunda-feira à tarde, mas ele terá pouco tempo de descanso no país. No dia 15 de junho ele embarca para outro desafio, a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha.