São Paulo - Já estão prontos os sub-relatórios dos passaportes falsos, federações, transferências de menores e legislação da CPI da Nike, informou a Agência Câmara na terça-feira. O parecer final deve ser apresentado até o dia 6 de junho e votado no dia 12.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será contemplada com 10 capítulos do relatório final da CPI da Nike, segundo o relator da CPI, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP). Ele ressaltou que essa parte do relatório ainda está sob análise, mas adiantou que existem muitas irregularidades que precisam ser resolvidas.
Sílvio Torres abordará ainda em seu relatório as questões dos passaportes falsos e do tráfico de menores para a Europa. Nas 27 federações esportivas investigadas foram detectadas muitas irregularidades. Sílvio Torres afirmou que vão desde o uso do dinheiro das federações para fins políticos até o enriquecimento de seus dirigentes.
O relator ainda informou que 90 por cento do sub-relatório de legislação desportiva serão aproveitados. São cerca de 240 artigos e ele citou como exemplo a questão da responsabilização fiscal, cível e criminal dos dirigentes de clubes, federações e confederações.
Sílvio Torres explicou que hoje praticamente não existe essa responsabilidade e cada dirigente de entidade esportiva faz o que acha certo e depois deixa o cargo sem responder por nada.