Rio - Uma infecção tirou Sergi Bruguera do Aberto da França. Bicampeão do torneio em 1993 e 94 e vice em 1997, quando perdeu na final para o brasileiro Gustavo Kuerten, o espanhol desistiu nesta quarta-feira do jogo contra o americano Michael Russel após vencer os dois primeiros sets (6/4 e 7/5, respectivamente) e perder o terceiro por 6 a 3.
“Tive de ficar quatro dias de cama após me sentir mal em Hamburgo. Meu nariz estava entupido, saía sangue e eu também tive dor-de-cabeça. Tenho tomado antibióticos, mas após cinco dias meu quadro não melhorou. O médico me disso que isso é muito estranho e vou ter de tirar um raio X do pulmão. É como se fosse uma sinusite muito forte”, explicou Bruguera, de 30 anos, que não chegava à segunda rodada do Aberto da França desde 1997.
Michael Russel enfrentará na terceira rodada o belga Xavier Malisse, que também ganhou sua vaga com uma desistência: o dinamarquês Kristian Pless abandonou a partida quando estava perdendo por 4 a 0 no primeiro set -- a organização do Aberto da França não divulgou o motivo da desistência.
O primeiro título de Guga em Roland Garros foi conquistado com uma vitória sobre Bruguera na grande final, em 1997.