São Paulo – O Grêmio venceu o Coritiba por 3 a 1, de virada, nesta quarta-feira, no Olímpico, e abriu boa vantagem contra a equipe paranaense pelas semifinais da Copa do Brasil. Ânderson abriu o placar para o Coritiba. Warley, Zinho e o xará Ânderson viraram para o Grêmio. Ataliba, do Coxa, e Ânderson, do Grêmio, foram expulsos na segunda etapa.
Com este resultado, o Tricolor gaúcho vai jogar pelo empate em Curitiba. Placar de 3 a 1, para o Coritiba, leva a decisão para os pênaltis. Para se classificar, o Coxa precisa vencer por dois gols de diferença desde que não tome mais de um. A partida decisiva será na próxima quarta-feira.
O primeiro tempo foi eletrizante. O Coritiba não se intimidou e foi para a pressão. Mas era o Grêmio, que, no contra-ataque, chegava fácil ao gol de Marcelo Cruz. O primeiro gol, porém, foi do Coxa.
A falta era de muito longe e Danrlei nem quis saber de barreira. Mas Ânderson tomou distância e soltou uma bomba e tanto, direto no ângulo direito do goleiro gremista. Isso aos 29 minutos e a torcida tricolor se calou no Olímpico.
Mas o Grêmio, com um futebol leve no ataque, não merecia de fato voltar para o vestiário em desvantagem. E Tinga se apercebeu disso aos 33 minutos, quando fez um carnaval na zaga coxa-branca e abriu para Warley empatar com um toque preciso na saída de Marcelo Cruz.
No segundo tempo, o nível foi o mesmo. Mas o Grêmio esteve ,elhor, mais atento à marcação e partindo rápido para o ataque. Tudo ficou ainda mais fácil quando, aos 3 minutos, o goleiro Marcelo Cruz derrubou o lateral Ânderson na área: pênalti. Dois minutos depois, Zinho cobrou e deixou o Tricolor gaúcho em vantagem.
O Coritiba tinha dificuldades em descer para o ataque e perdia bolas no meio-campo. Tranqüilo, o Grêmio administrava e saía em perigosos contra-ataques. A situação só piorou aos 15 minutos, quando Warley deixou o campo com uma séria lesão no ombro esquerdo. Cláudio Pitbull entrou e o ataque gremista perdeu um pouco da eficiência.
Mas o Coritiba parecia mais preocupado em segurar a “magra derrota” para tentar a virada no Couto Pereira.